Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427Palavras-chave:
Pesquisa médica, Ensino médico, Ética, Publicação científica.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar quais os valores que alunos e professores de graduação do Curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) têm em relação a alguns critérios para condução de pesquisa científica. Uma pergunta foi aplicada, em datas diferentes, a dois grupos: um deles, composto de alunos do curso médico, candidatos a programa de iniciação científica; e o segundo grupo, por professores do curso de graduação, recém-concluintes do curso de Mestrado. O "respeito aos princípios bioéticos" e a "relevância social" receberam a maior valorização como critérios para a decisão em participar de pesquisa científica, enquanto a "publicabilidade" foi o menos valorizado. Não houve diferenças entre os dois grupos de estudo. Concluiu-se que a maior valorização dos princípios bioéticos e o interesse social da pesquisa científica indicam o respeito ao sujeito e à comunidade, embora a falta de interesse sobre a publicabilidade também possa comprometer a política de redução das disparidades regionais, porque diminui as possibilidades do fomento de cursos stricto sensu.Downloads
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Como Citar
Figueiredo, G. C., & Tavares-Neto, J. (2004). Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 3(2), 218–223. https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427
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