Proliferação celular e quebras cromossômicas em células submetidas à ação da Dolomita brasileira (Gran-White) in vitro

Autores

  • Ana Patrícia Barros Cordeiro
  • Lília Maria Azevedo Moreira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4423

Palavras-chave:

Envelhecimento, Osteoporose, Dolomita brasileira(Gran-White), Alterações cromossômicas, Dolomita brasileira(Gran-White)-Micronúcleos.

Resumo

A Dolomita brasileira (Gran-White) é um suplemento alimentar mineral utilizado como coadjuvante na prevenção e tratamento da osteoporose, com efeito no aumento da massa óssea. Esta investigação foi realizada com o objetivo de analisar a ação da Dolomita Brasileira em células obtidas por cultura convencional de linfócitos quanto à ocorrência de aberrações cromossômicas, micronúcleos e ao índice mitótico, podendo contribuir para o conhecimento de aspectos citogenéticos no processo de envelhecimento. Foi realizado estudo caso-controle em amostra composta por 2 grandes longevos, 2 idosos mais jovens e 2 estudantes na faixa de 20-30 anos. O estudo in vitro foi feito com aplicação da substância em 3 concentrações diferentes (1,0mg, 3,0mg e 5,0mg), além de experimentos-controle histórico, negativo e positivo (sem acréscimo de substância, com Vitamina C e com ciclofosfamida, respectivamente). Em cada tratamento, foram analisadas 50 células em microscopia óptica comum. Os resultados evidenciaram ação da Dolomita no aumento do índice mitótico nos experimentos realizados, em concentrações correspondentes à administração in vivo. A taxa espontânea de micronúcleos e as alterações cromossômicas tiveram aumento significativo nas diferentes dosagens da substância nos idosos, e em menor proporção nos indivíduos mais jovens. Os resultados obtidos evidenciam o efeito positivo do Gran White na taxa de reprodução celular, podendo estar associado com as descrições clínicas de aumento da massa óssea. Não foi verificado, entretanto, efeito protetor da substância para agentes clastogênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Barros Cordeiro

 

Downloads

Como Citar

Cordeiro, A. P. B., & Moreira, L. M. A. (2004). Proliferação celular e quebras cromossômicas em células submetidas à ação da Dolomita brasileira (Gran-White) in vitro. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 3(2), 181–187. https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4423

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)