Ocorrência de candidíase oral em pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos aos tratamentos antineoplásicos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24386Palavras-chave:
Radioterapia. Quimioterapia. Candidíase oral.Resumo
Objetivo: avaliar a frequência de candidíase oral em pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radio e (ou) quimioterapia em um serviço de referência vinculado ao Sistema Único de Saúde do município de Salvador (BA). Metodologia: trata-se de um estudo seccional, realizado em uma amostra de conveniência e não probabilística de pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radio e (ou) quimioterapia. Foram coletados dados relativos às pessoas com candidíase oral, tais como sexo, idade e o tipo de tratamento a que foram submetidas (quimioterapia, radioterapia ou ambos), bem como a localização e o diagnóstico clínico do tipo de candidíase. Resultados: do total de 36 pacientes que se enquadraram nos critérios de inclusão, 16 apresentaram candidíase (44,4%). Onze indivíduos (68,75%) eram do sexo masculino e 07 (43,75%) possuíam faixa etária situada entre a quinta e a sexta décadas de vida. O tipo de candidíase prevalente foi a pseudomembranosa (87,5%), e o local mais acometido foi o palato duro (50%). Dos 16 pacientes com candidíase oral, 14 (87,5%) realizaram a radioterapia associada à quimioterapia, enquanto que 02 (12,5%) realizaram apenas a radioterapia. Conclusão: a candidíase oral é uma condição clínica muito comum nos pacientes portadores de neoplasias submetidos aos tratamentos antineoplásicos. A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes oncológicos é relevante, pois poderá auxiliar na prevenção e no tratamento da candidíase e de outras condições clínicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.