Perfil da dor em pacientes com síndrome do manguito rotador

Autores

  • Daniela Dias UFBA
  • Eder Pereira Rodrigues UFBA
  • Eduardo Pondé de Sena UFBA
  • Mansueto Gomes Neto UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18204

Palavras-chave:

Dor. Lesões do manguito rotador. Articulação do ombro.

Resumo

Introdução: a dor no ombro é um problema musculo-esquelético comum. Estudos apontam uma prevalência estimada de 14 a 21% na população geral. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram a concessão de 202.832 benefícios por incapacidade relacionados a problemas do ombro. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil da dor no ombro em pacientes com síndrome do manguito rotador. Metodologia: estudo transversal, descritivo, com base em dados colhidos de prontuários clínicos de 103 pacientes atendidos em uma clínica privada de fisioterapia na cidade de Salvador, Bahia, no período de maio de 2006 a maio de 2007. Resultado: do total dos 103 pacientes estudados com lesão do manguito rotador no ombro, 71% dos pacientes foram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 49,2+15 anos. A intensidade da dor foi mensurada através da escala visual analógica (EVA) e teve média de dor de 6,2 ± 2,2, dos quais 50,5 % dos pacientes cursaram com dor no ombro durante seis meses ou mais. Conclusão: pacientes com lesões do manguito rotador apresentam dor moderada principalmente no ombro dominante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Dias, UFBA

1 Aluna especial do Doutorado da Pós-Graduação de Processos Interativos de Órgãos e Sistemas da UFBA. Professora Assistente II, Departamento de Fisioterapia da UFBA

Eder Pereira Rodrigues, UFBA

Doutorando do Programa de Pós Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS/UFBA. Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Eduardo Pondé de Sena, UFBA

Doutor em Medicina e Saúde pela UFBA. Professor Associado do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do ICS/UFBA.

Mansueto Gomes Neto, UFBA

Doutor em Medicina e Saúde pela UFBA. Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFBA.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Dias, D., Rodrigues, E. P., Sena, E. P. de, & Gomes Neto, M. (2016). Perfil da dor em pacientes com síndrome do manguito rotador. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(3), 359–362. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18204

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>