Efeito da fisioterapia clássica associada a reabilitação virtual em pacientes hemiparéticos

Autores

  • Fleury Ferreira Neto UFBA
  • Marcus de Lemos Fonseca
  • Roberto Paulo Correia de Araújo UFBA
  • Eduardo Pondé de Sena UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18190

Palavras-chave:

Hemiparesia. Jogos de Vídeo. Suporte de Carga.

Resumo

Introdução: em meio a suas principais repercussões, a disfunção motora mais evidente do AVE é a hemiparesia, que pode causar déficit de estabilidade levando o paciente a manter-se em uma posição de assimetria postural, com distribuição do suporte do peso para o hemicorpo parético; esse fator e a dificuldade de transferir o peso para o lado afetado interferem na capacidade de manter o controle postural. Objetivo: analisar a descarga de peso em pacientes hemiparéticos após uma intervenção da fisioterapia clássica associada à reabilitação virtual. Metodologia: foram selecionados por conveniência 10 pacientes hemiparéticos pós-AVE, de ambos os sexos, com idades entre 30 e 65 e que tinham condições funcionais de permanecer na posição ortostática, sem apoio, por um período mínimo de 12 segundos. Os pacientes foram divididos em dois grupos: grupo I (apenas fisioterapia clássica) e grupo II (fisioterapia clássica em associação com reabilitação virtual através do Nitendo Wii). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica do Salvador sob o parecer 1.310.210. Resultados: a análise da descarga de peso após a intervenção verificou melhora na simetria nos dois grupos, porém sem diferença estatisticamente significante. Os dados objetivos apontam que o grupo II (Fisioterapia + Wii) obteve uma melhora mais evidente na simetria, porém os pacientes do grupo I (Fisioterapia Clássica) também obtiveram melhora semelhante, provavelmente decorrente dos exercícios da fisioterapia clássica terem sido bem direcionados à descarga de peso em membros inferiores. Conclusão: esta pesquisa demostra melhora na simetria corporal dos pacientes avaliados após uma única intervenção terapêutica, sem superioridade aparente entre os grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fleury Ferreira Neto, UFBA

Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Social da Bahia, Docente da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Marcus de Lemos Fonseca

Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia e coordenador da clínica escola de fisioterapia da Faculdade Social da Bahia (FSBA), Docente da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Roberto Paulo Correia de Araújo, UFBA

Graduado em Odontologia pela UFBA, Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Livre Docente pela Universidade Gama Filho (UGF) e Doutor em Odontologia (UFBA).

Eduardo Pondé de Sena, UFBA

Graduado em Medicina pela UFBA, Residência médica em Psiquiatria pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), mestrado e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Ferreira Neto, F., Fonseca, M. de L., Araújo, R. P. C. de, & Sena, E. P. de. (2016). Efeito da fisioterapia clássica associada a reabilitação virtual em pacientes hemiparéticos. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(3), 387–391. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18190

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>