CURVAS INTEGRADAS MÉDIAS ACUMULADAS DE PRECIPITAÇÃO E VAZÃO (CIMAPV) E SUA INTERAÇÃO COM O TEMPO DE RETARDO MÉDIO (TRM), A IDENTIDADE FLUVIAL (IF) E OS BIOMAS BRASILEIROS.

CURVAS INTEGRADAS MÉDIAS ACUMULADAS DE PRECIPITAÇÃO E VAZÃO (CIMAPV) E SUA INTERAÇÃO COM O TEMPO DE RETARDO MÉDIO (TRM), A IDENTIDADE FLUVIAL (IF) E OS BIOMAS BRASILEIROS.

Authors

  • Mário Jorge de Souza Gonçalves INAMA

DOI:

https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.56080

Keywords:

River Identity (IF), Mean Delay Time, Biome

Abstract

As curvas integradas médias acumuladas de precipitação e vazão (CIMApv) é uma nova maneira de observar as vazões numa bacia hidrográfica associando à precipitação de forma que possibilita fazer uma avaliação integrada com o tempo de retardo médio (TRM) e amplia a utilização básica de conceitos usuais de tempo de atraso, concentração ou de retardo, como são conhecidos e permite o desenvolvimento de uma hidrologia avançada experimental, na qual a interação água superficial e subterrânea é clara. Para testar a metodologia foram escolhidas as bacias hidrográficas dos rios Carinhanha-BA, Preto-BA, Sapão-BA, Paramirim-BA, De Contas-BA, Paraguaçu-BA, Amazonas-PA, Arrojado-BA, Das Éguas ou Correntina-BA, Grande-BA, Das Almas ou Jequié-BA, Paraíba do Sul-RJ, Itapicuru-BA, Do Peixe-BA, Paraguai-MT, Forqueta-RS, Irani-SC e Pardo-BA, localizadas nos Biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Amazonas. Os resultados mostram que a metodologia foi capaz de mostrar a influência da precipitação e do aquífero na formação das vazões em diferentes tipos de bacias e em diferentes Biomas com a finalidade de se chegar a uma Identidade Fluvial (IF) dos rios. E comprovar a importância dos fatores intervenientes Climáticos e Fisiográficos do escoamento superficial na formação das vazões, uma vez que também foi capaz de apontar a diferença entre bacias hidrográficas num mesmo contexto geológico evidenciando suas desigualdades apesar de suas semelhanças, classificando-as por tempo de retardo médio (TRM) < 30 dias ou ≥ 30 dias em bacias de comportamento impermeável ou permeável, respectivamente, trazendo conceitos de uma nova hidrologia avançada experimental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mário Jorge de Souza Gonçalves , INAMA

Geologist, PhD, Specialist in Environment and Water Resources at the Institute of Environment and Water Resources–INEMA, Federal University of Bahia–UFBA: OBA-BA Research Group and NEHMA Research Group. Feira de Santana State University–UEFS: GEOLANDS Research Group and GEOTRÓPICOS.OBA-BA Laboratory.

References

ANDRADE FILHO, A. G. Hidrologia aplicada. 2009. Disponível em: <http://www.proengem.uepg.br/arquivos/CIVIL/CURSOensinom%E9dio2009.pdf>. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

BAHIA (Estado). Balanço Hídrico do Estado da Bahia. Série Estudos e Pesquisas. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Salvador: Governo do Estado da Bahia, n. 45, dez. 1999. 250 p.

BRASIL. Agência Nacional das Águas (ANA). Disponível em: <http://www.snirh.gov.br/hidroweb/publico/medicoes_historicas_abas.jsf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

BRASIL. Agência Nacional das Águas (ANA). Disponível em: <http://www.snirh.gov.br/hidroweb/publico/medicoes_historicas_abas.jsf>. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mapa de Biomas do Brasil. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/estudos_ambientais/Biomas/mapas/Biomas.pdf>. 2004. Acesso em 06 de agosto de 2019.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mapa de Biomas do Brasil: Documento Síntese, Descrição dos Biomas. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/estudos_ambientais/Biomas/documentos/Sintese_Descricao_Biomas.pdf>. 2004b. Acesso em 06 de agosto de 2019.

FERRÃO. A. M. de A.; Braga L. M. M. Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas: paisagem cultural e parques fluviais como instrumentos de desenvolvimento regional. Revue franco-brésilienne de géographie / Revista franco-brasilera de geografia. Disponível em: . Acesso em 20 dezembro 2020.

GONÇALVES, M. J. DE. S. Distinção entre sub-bacias hidrográficas dos rios Carinhanha, Preto e Sapão, localizadas no Sistema Aquífero do Urucuia-SAU, a partir do tempo de retardo médio. Revista Mercator (submissão em abril/2019 a).

GONÇALVES, M. J. S. (2019 b). Curvas integradas das médias acumuladas de precipitação e vazão (CIMApv) e sua interação com o tempo de retardo médio (TRM). Salvador, 2019. Disponível em: <(12) (PDF) Curvas integradas das médias acumuladas de precipitação e vazão (CIMApv) e sua interação com o tempo de retardo médio (TRM) (researchgate.net)>. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

PROENEM. Disponível em: <https://www.proenem.com.br/enem/biologia/biomas-biomas-do-mundo-e-do-brasil/>. Acesso em 06 de agosto de 2019.

SILVA, T. O. "Principais Biomas do mundo"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/principais-Biomas-mundo.htm>. Acesso em 06 de agosto de 2019.

VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975. 245p.

Published

2023-08-24

How to Cite

Gonçalves, M. . (2023). CURVAS INTEGRADAS MÉDIAS ACUMULADAS DE PRECIPITAÇÃO E VAZÃO (CIMAPV) E SUA INTERAÇÃO COM O TEMPO DE RETARDO MÉDIO (TRM), A IDENTIDADE FLUVIAL (IF) E OS BIOMAS BRASILEIROS.: CURVAS INTEGRADAS MÉDIAS ACUMULADAS DE PRECIPITAÇÃO E VAZÃO (CIMAPV) E SUA INTERAÇÃO COM O TEMPO DE RETARDO MÉDIO (TRM), A IDENTIDADE FLUVIAL (IF) E OS BIOMAS BRASILEIROS. Cadernos De Geociências, 18(especial). https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.56080