O USO DE RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREAS URBANAS: PROPOSTA DE PARQUE LINEAR PARA O BAIRRO MUCHILA EM FEIRA DE SANTANA- BAHIA (BRASIL)

PARQUE LINEAR PARA O BAIRRO MUCHILA EM FEIRA DE SANTANA

Autores

  • Tayná de Oliveira Vitória UFBA
  • Vanessa da Silva Vieira UEFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.55926

Palavras-chave:

Sub-bacia hidrográfica, Planejamento urbano, Rio Olhos D’Água

Resumo

Localizada na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, Brasil, a sub-bacia Olhos D’Água vem sofrendo um acentuado processo de deterioração ambiental em função do inadequado uso do solo e de seus recursos hídricos. Dessa forma, o presente artigo objetiva demonstrar a importância dos parques lineares, mediante a proposição de implantação de um parque linear nos terraços do Rio Olhos D’Água, no bairro Muchila, na cidade de Feira de Santana. A implantação dessa proposta alocará Feira de Santana numa posição de destaque no que tange à proatividade no trato do planejamento integrado e participativo de recursos hídricos em áreas urbanas. Outrossim, permitirá que tanto o rio quanto a vegetação prestem seus serviços ecossistêmicos para a população, como a mitigação do efeito conhecido como “ilhas de calor”, ademais de criar um espaço de lazer, encontro social e educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayná de Oliveira Vitória, UFBA

Bacharel em Geografia/Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS; Mestranda no programa de pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente/Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.

Vanessa da Silva Vieira, UEFS

Graduação em Licenciatura em Geografia/Universidade Estadual de Feira de Santana; Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional/Universidade do Estado da Bahia; Doutorado em Geografia/Universidade de Santiago de Compostela; Professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia/ Curso de Geografia/UEFS

Referências

CARELLI, L; PAIXÃO LOPES, P. Caracterização fisiográfica da bacia Olhos D’água em Feira de Santana/BA: Geoprocessamento aplicado à análise ambiental. Boletim Goiano de Geografia, v. 31, n. 2, 2011.

CARVALHO, A. T. F. BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO: DISCUSSÃO SOBRE OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO SOCIAL

NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL. Caderno Prudentino de Geografia, v.1, n.42, p.140–161, 2020.

CHRISTOPHERSON, R.W; BIRKELAND, G.H. Geossistemas: uma introdução à geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2017.

CUNHA, S. B; GUERRA, A. J. T. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

DIAS, L. F; LOBÃO, J. S. B. Um olhar sobre o município de Feira de Santana: a Geografia e o Geoprocessamento num contexto ambiental. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. (INMET). Disponível em:

http://www.inmet.gov.br/portal/. Acesso em 20/04/2021.

LÖWY, Michael. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Outubro, n. 6, p. 73- 80, 1998.

SANTOS, J. M. dos; GÓMEZ, L. M. H. Aspectos e alterações ambientais da bacia do Rio Paraguari: a emergência da construção de um parque temático na “periferia” ferroviária de Salvador-BA. Revista IGHB, Salvador, v.115, p.127-148, 2020.

SOUZA, J. R; SANTOS, A. R; REIS, L. N. G. Infraestrutura Verde e Cidades Saudáveis: proposição de Parque Linear para a cidade de Itapuranga, Goiás (Brasil). Fórum ambiental da Alta Paulista, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 31-40, 2023.

VITORIA, T.O; VIEIRA, V. S. O uso de recursos naturais em áreas urbanas: o caso do bairro Muchila na cidade de Feira de Santana. In: Anais do IV Encontro de Geografia do Vale do São Francisco, 2022, Petrolina.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Oliveira Vitória, T. ., & Vieira, V. . (2023). O USO DE RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREAS URBANAS: PROPOSTA DE PARQUE LINEAR PARA O BAIRRO MUCHILA EM FEIRA DE SANTANA- BAHIA (BRASIL): PARQUE LINEAR PARA O BAIRRO MUCHILA EM FEIRA DE SANTANA. Cadernos De Geociências, 18(especial). https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.55926