AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA (SAU), BAHIA, NE do BRASIL

Vulnerabilidade do Sistema Urucuia

Autores

  • Paulo MAIA Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos INEMA/DIRRE.

DOI:

https://doi.org/10.9771/geocad.v17i0.55540

Palavras-chave:

Vulnerabilidade; Aquífero; Urucuia; Exsudação.

Resumo

Os métodos tradicionais usados na determinação da vulnerabilidade intrínseca dos aquíferos consideram a profundidade do topo da zona saturada um dos principais fatores de proteção da água subterrânea. A relação entre a vulnerabilidade e a profundidade da água é inversa, quanto maior for o valor da variável, menor a vulnerabilidade. Próximo a rede de drenagem, encontram-se os locais onde o diferencial de pressão promove a ascensão das águas subterrâneas e sua exsudação para os rios, esta condição determina um forte efeito de proteção que faz com que os contaminantes sejam conduzidos para os rios. Como a profundidade da água nestes locais é baixa, todos os métodos os avaliam como se fossem áreas de baixa vulnerabilidade. Este artigo propõe a elaboração de uma pesquisa para estabelecer modificações na equação do método MAIA para agregar a variável Taxa de Infiltração e, incluir a variável Exsudação do Aquífero. Esta variável poderá ser obtida a partir da integração dos níveis piezométricos com os gradientes das vazões, medidas de montante para jusante, cujos valores são diretamente proporcionais as variações das pressões ao longo dos rios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGE, M.- Vulnerabilidad de acuíferos: conceptos y metodos. Buenos Aires: Universidade de Buenos Aires, 2003. Disponível em:<http://www.tierra.rediris.es/hidrored/ebvulnerabilidad.html>. Acesso em: 4 jun.2008.

AUGE, M.- Vulnerabilidade de aquíferos. Revista Latino-Americana de Hidrogeologia, Curitiba, n° 4, p. 85-103, 2004.

BANCO MUNDIAL/ BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO - Proteção da qualidade da água subterrânea: um guia para empresas de abastecimento de água, órgãos municipais e agências ambientais Copyright © 2006.

CUSTÓDIO, E.- Consideraciones sobre el concepto de vulnerabilidad de los acuíferos a la poluición. In: SEMINÁRIO HISPANO – ARGENTINO SOBRE TEMAS ACTUALES DE HIDROLOGIA SUBTERRÂNEA, 2., 1995, San Miguel de Tucumán. Anais... San Miguel de Tucumán: [s. n.], 1995. p. 99-122.

GASSER, R. S.; CRUZ, M.J.; GONÇALVES, M. V. P. Avaliação da vulnerabilidade intrínseca a contaminação do aquífero cárstico Salitre no município de Cafarnaum, Bahia. Águas Subterrâneas, v. 32, p. 70-78, 2018.

MAIA, P., H., P. & CRUZ, M. J. M. Um Novo Método para Avaliar a Vulnerabilidade de Aquíferos, Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology - BJAST, 15(2) , 2011.

MAIA, P., H., P. Um Novo Método para Avaliar a Vulnerabilidade dos Aquíferos. Tese de Doutorado, Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. 130 f.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Maia, P. H. P. M. (2023). AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA (SAU), BAHIA, NE do BRASIL: Vulnerabilidade do Sistema Urucuia. Cadernos De Geociências, 17(1). https://doi.org/10.9771/geocad.v17i0.55540