Base de Dados em Arquivística (BDA):

fonte de pesquisa referencial no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Produção científica, Base de Dados em Arquivística (BDA)

Resumo

A produção científica brasileira em arquivística tem como um de seus marcos os anos de 1970 quando surge, em 1971, o movimento associativo e, no ano seguinte, 1972, o primeiro evento representativo da área, o Congresso Brasileiro de Arquivologia (CBA). Ao longo de todo esse período, a produção científica esteve registrada em publicações impressas, sobretudo em periódicos, nas monografias e nos Anais dos eventos científicos. Posteriormente, surgem as revistas eletrônicas e as demais publicações nos diferentes formatos de e-books que incluem outros eventos, como o Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), a partir de 2004. Com o objetivo de identificar, registrar e disponibilizar toda essa produção surgiu, em 2019, a proposta de construção da Base de Dados em Arquivística (BDA) como Projeto de Iniciação Científica (ProIC) e Projeto de Extensão com a participação dos discentes dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Isabelli de Bethania Barros Melo, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el entorno digital pela Universidad Carlos III. Mestre em Memória Social e Documentos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Universidade de Brasília (UnB).

Douglas Francisco Cruz Paiva, Universidade de Brasília - UnB

Graduando em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MELO, K. I. de B. B.; PAIVA, D. F. C. Base de Dados em Arquivística (BDA):: fonte de pesquisa referencial no Brasil . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 89–91, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58007. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)