Base de Dados em Arquivística (BDA):
fonte de pesquisa referencial no Brasil
Keywords:
Produção científica, Base de Dados em Arquivística (BDA)Abstract
A produção científica brasileira em arquivística tem como um de seus marcos os anos de 1970 quando surge, em 1971, o movimento associativo e, no ano seguinte, 1972, o primeiro evento representativo da área, o Congresso Brasileiro de Arquivologia (CBA). Ao longo de todo esse período, a produção científica esteve registrada em publicações impressas, sobretudo em periódicos, nas monografias e nos Anais dos eventos científicos. Posteriormente, surgem as revistas eletrônicas e as demais publicações nos diferentes formatos de e-books que incluem outros eventos, como o Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), a partir de 2004. Com o objetivo de identificar, registrar e disponibilizar toda essa produção surgiu, em 2019, a proposta de construção da Base de Dados em Arquivística (BDA) como Projeto de Iniciação Científica (ProIC) e Projeto de Extensão com a participação dos discentes dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, da Universidade de Brasília (UnB).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Katia Isabelli de Bethania Barros Melo, Douglas Francisco Cruz Paiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.