A visão sistémica e a abordagem holística da informação:

uma proposta para criação de um Serviço de Informação Local ao Cidadão (SILC) no Município de Cantanhede

Autores

Palavras-chave:

Serviço de informação, Bibliotecas públicas, Sociedade da informação, Serviço de Informação Local ao Cidadão (SILC)

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é o de desenvolver uma proposta de um SILC a implantar no Município de Cantanhede; os objetivos específicos são perceber o contexto atual das Bibliotecas Públicas (BP); compreender o SILC, sua estrutura e dinâmica de funcionamento e, por fim, conhecer os serviços de informação do município, parte integrante do serviço a desenvolver. Em termos metodológicos, o estudo tem por base a pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo, de abordagem mista (quantitativa e qualitativa), composta por revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, tendo por método essencialmente a observação. Foram ainda efetuadas várias visitas aos serviços de informação, onde se teve um contacto direto com as diferentes realidades, sendo a informaçao recolhida nestas ocasiões, usada para o desenvolvimento do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natércia Lopes, Universidade de Coimbra

Mestra em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/U.Coimbra). Técnica Superior da Câmara Municipal de Cantanhede.

Maria Beatriz Marques, Universidade de Coimbra

Doutora em Letras pela Universidade de Coimbra. Professora da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

LOPES, N.; MARQUES, M. B. A visão sistémica e a abordagem holística da informação:: uma proposta para criação de um Serviço de Informação Local ao Cidadão (SILC) no Município de Cantanhede. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 57–59, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57994. Acesso em: 21 nov. 2024.