Arquivo, Biblioteca, Museu, Herbário e Jardim:

um complexo informacional na construção do conhecimento botânico da Universidade de Coimbra

Autores

Palavras-chave:

Sistema de informação, Botânica, Universidade de Coimbra, Herbário, Jardim

Resumo

Com o objetivo de retraçar, analisar e compreender os processos informacionais que possibilitam um entendimento integrado do contexto de produção de conhecimento botânico na Universidade de Coimbra (UC), o presente trabalho parte da Teoria Geral dos Sistemas e da Teoria da Complexidade para interpretar a realidade da produção do conhecimento botânico na UC como um todo informacional, holístico e complexo. A visão sistémica e holística de conjuntos (por área de saber) e totalidades (na inter-relação das partes com o todo) aplicada ao processo e fenómeno informacional implica o estudo da relação entre as partes e o todo, e entre as partes entre si, e entre si e o meio ambiente. Ao considerar a informação botânica da UC como um Sistema de Informação Complexo onde cada uma das suas partes, em permanente interligação e interatuação, contribui decisivamente para a prossecução da missão do todo, salientam- se as relações de interdependência do arquivo, biblioteca, museu, herbário e jardim botânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Margarida Dias da Silva, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.  Mestra em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade Nova de Lisboa e em História pela Universidade de Coimbra. Técnico Superior na Universidade de Coimbra.

António do Carmo Gouveia, Universidade de Coimbra

Doutor em Biologia pela Universidade de Coimbra. Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e investigador associado da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável.

Maria Beatriz Marques, Universidade de Coimbra

Doutorada em Letras pela Universidade de Coimbra. Especialista em Gestão da Informação e de Serviços de Informação. Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SILVA, A. M. D. da; GOUVEIA, A. do C.; MARQUES, M. B. Arquivo, Biblioteca, Museu, Herbário e Jardim:: um complexo informacional na construção do conhecimento botânico da Universidade de Coimbra . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 73–75, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58000. Acesso em: 22 abr. 2024.