Caminhos da leitura: a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57585

Palavras-chave:

Leitura, Biblioteca escolar, Biblioteca itinerante, Biblioteca móvel, Prática pedagógica

Resumo

Apresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizele de Melo Viana, Instituto Federal de Rondônia

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em História pela
Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em História Regional pela União das Escolas
Superiores de Porto Velho (UNIPEC). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia / Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar - Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão em Arquivos Empresariais e Bacharelada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Referências

ARAÚJO, Emanuele Alves; BRASILINO, Fabíola Nunes. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do projeto BiblioSesc, da rede Sesc, como incentivo à leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61990. Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa por município – Cacoal. 2018. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/cacoal. Acesso em 27.set. 2018.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/pnll/. Acesso em: 02 nov.2019.

CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; PACAGNELLA, Juliana Nascimento. Biblioteca escolar pública, bibliotecário. In: CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; ROMÃO, Lucília Maria Souza (Org.). Dizeres sobre biblioteca escolar: palavras em movimento. Ribeirão Preto: Alphabeto, 2011. p. 97-108

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTION (Estados Unidos). IFLA. Manifesto da Biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. 2010. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 06.11.2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

QEDU. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. IDEB. Ensino Fundamental anos finais. 2017. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122-rondonia/ideb/ideb-por-municipios?dependence=5&grade=2&edition=2017. Acesso em 06.nov.2019.

QEDU. Censo Escolar 2017. IDEB. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122-rondonia/ideb/ideb-por-municipios?dependence=5&grade=2&edition=2017. Acesso em 06 nov. 2019.

MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Bibliotecas itinerantes: literatura como ferramenta para o desenvolvimento de leitores. Leitura e Oralidade. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 12, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2009.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

SISTEMA BRASILEIRO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Brasil). Relação de Bibliotecas Públicas do estado de Rondônia. In: Dados das Bibliotecas Públicas no Brasil. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/. Acesso em: 25.set.2018.

ZOARA, Failla. (org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

VIANA, G. de M.; CAVALCANTE, F. de O. F.; PIMENTA, J. S. Caminhos da leitura: a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 59–74, 2023. DOI: 10.9771/rfd.v2i0.57585. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57585. Acesso em: 21 nov. 2024.