Caminhos da leitura: a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57585Keywords:
Leitura, Biblioteca escolar, Biblioteca itinerante, Biblioteca móvel, Prática pedagógicaAbstract
Apresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.
Downloads
References
ARAÚJO, Emanuele Alves; BRASILINO, Fabíola Nunes. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do projeto BiblioSesc, da rede Sesc, como incentivo à leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61990. Acesso em: 07 nov. 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa por município – Cacoal. 2018. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/cacoal. Acesso em 27.set. 2018.
BRASIL. Ministério da Cidadania. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/pnll/. Acesso em: 02 nov.2019.
CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; PACAGNELLA, Juliana Nascimento. Biblioteca escolar pública, bibliotecário. In: CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; ROMÃO, Lucília Maria Souza (Org.). Dizeres sobre biblioteca escolar: palavras em movimento. Ribeirão Preto: Alphabeto, 2011. p. 97-108
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTION (Estados Unidos). IFLA. Manifesto da Biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. 2010. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 06.11.2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
QEDU. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. IDEB. Ensino Fundamental anos finais. 2017. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122-rondonia/ideb/ideb-por-municipios?dependence=5&grade=2&edition=2017. Acesso em 06.nov.2019.
QEDU. Censo Escolar 2017. IDEB. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122-rondonia/ideb/ideb-por-municipios?dependence=5&grade=2&edition=2017. Acesso em 06 nov. 2019.
MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Bibliotecas itinerantes: literatura como ferramenta para o desenvolvimento de leitores. Leitura e Oralidade. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 12, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2009.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
SISTEMA BRASILEIRO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Brasil). Relação de Bibliotecas Públicas do estado de Rondônia. In: Dados das Bibliotecas Públicas no Brasil. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/. Acesso em: 25.set.2018.
ZOARA, Failla. (org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.