Do cérebro humano à Inteligência Artificial, informação por desígnio ou ironia?

Autores/as

Palabras clave:

Augusto Cury - Biobliografia, Médico-cultural, Romance, Informação sóciocultural

Resumen

No espaço correspondente ao Tema IV, “Médicos-cultural, memória, identidade e património” do Colóquio Internacional MEDINFOR – Medicina e Ciência da Informação, este ano na VI edição, vários romances de médico-escritores têm vindo a prestar contributo em matéria de análise e reflexão no sentido de, através da escrita, ser transmitida ao leitor informação de carácter médico-social, ou outra, considerando-se o cunho histórico conforme a periodologia que lhe corresponda. Neste MEDINFOR VI, o trabalho sobre um médico-cultural brasileiro ocupar-nos-á a atenção investigativa no que concerne à interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, pelo que um dos seus trabalhos romanescos cumprirá os propósitos que enformam este Colóquio. Reconhecemos, pois, o privilégio de poder trabalhar uma obra do contemporâneo Augusto de Cury, distinto médico-cultural de São Paulo, Brasil. Psiquiatra por especialização, a par do exercício clínico e das imensas publicações científicas, o médico Augusto Cury tem-se ainda vindo a amplamente debruçar sobre a escrita ficcional, na qual entretece a teia de exploração da mente humana em exercício social, criando espaços cénicos com enfoque nas relações interpessoais contornadas por pensamentos, emoções e ações de incidência no quotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Matos Abreu, Universidade do Porto

Doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), Universidade do Porto (U.Porto), Portugal. Membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM), FLUP e do Grupo de Pesquisa G-ACERVOS.

Publicado

2024-04-06

Cómo citar

ABREU, C. M. Do cérebro humano à Inteligência Artificial, informação por desígnio ou ironia?. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 157–158, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60365. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

SESSÃO TEMÁTICA IV - Médicos-Cultural, Memória, Identidade e Patrimônio