Estudantes de terapia ocupacional e suas competências informacionais:

estudo qualitativo no contexto brasileiro

Autores/as

Palabras clave:

Comunicação científica, Competência informacional, Curso de Terapia Ocupacional - Brasil

Resumen

De acordo com a World Federation of Occupational Therapy, a Terapia Ocupacional é uma profissão de saúde centrada no cliente, preocupada em promover a saúde e o bem-estar por meio da ocupação. O principal objetivo da Terapia Ocupacional é permitir que as pessoas participem das atividades da vida cotidiana. No Brasil, esta profissão teve início em 1957, em São Paulo, no Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e no Rio de Janeiro, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação. Os primeiros cursos tiveram ênfase na área física voltada à reabilitação, objetivando desenvolver as capacidades funcionais e residuais. Atualmente, a profissão conta com diversas áreas de atuação, dentre eles, contextos hospitalares, escolares, sociais, saúde mental, saúde da família e gerontologia. Ademais, durante o processo de formação do graduando de Terapia Ocupacional, é importante que ele desenvolva habilidades relacionadas à competência informacional, a fim de adquirir habilidades necessárias em seu processo de aprendizagem e na formação de seu raciocínio clínico.

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Biografía del autor/a

Isabela Dallasta Calandrin, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo - USP

Faculdade Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciência da Informação.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Engenharia Elétrica
pela University of Maryland at College Park, nos Estados Unidos da América. Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP.

Gabriela Rezende, Universidade de São Paulo - USP

Professora da Universidade de São Paulo (USP). Terapeuta ocupacional. Doutora e mestre em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem, USP

Publicado

2024-04-03

Cómo citar

CALANDRIN, I. D.; GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M.; REZENDE, G. Estudantes de terapia ocupacional e suas competências informacionais: : estudo qualitativo no contexto brasileiro. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 124–126, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60250. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica

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