Grau de internalização das bibliotecas do ensino superior em Portugal:
um estudo piloto
Palabras clave:
Educação, Bibliotecas universitárias, Bibliotecas académicas, Internacionalização, Ensino superiorResumen
Partindo da constatação de que a internacionalização do ensino superior, em várias vertentes, tem vindo a ganhar visibilidade e importância significativa desde meados do século XX, apresentam-se os resultados de um estudo sobre o papel das bibliotecas académicas portuguesas este processo. É feita uma breve revisão da literatura sobre a temática da internacionalização no ensino superior e nas bibliotecas académicas, em específico, sublinhando que se trata de um campo de estudo emergente e com relevância crescente. O sistema de ensino superior português é brevemente apresentado, no sentido de contextualizar as suas bibliotecas académicas e verificar que as práticas de internacionalização destes serviços de informação são pouco visíveis na literatura disponível. De seguida, são apresentados os resultados de entrevistas realizadas a seis responsáveis de bibliote- cas de ensino superior. São tratados dados relativos à estratégia de internacionalização, aos recursos humanos envolvidos, às atividades de internacionalização e de cooperação, aos utilizadores (estudantes e professores/investigadores) e ao financiamento. Também é feita a análise das perspetivas pessoais dos entrevistados sobre o papel da biblioteca neste âmbito e sobre o seu conceito de internacionalização. Nas conclusões, sublinha-se a necessidade de as bibliotecas desempenharem uma ação mais significativa e visível no processo de internacionalização da instituição de ensino superior à qual estão vinculadas.
Descargas
Citas
AMANTE, M. J. Bibliotecas universitárias: semear hoje para colher amanhã. Anais… CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTA, 9, 2007, Ponta Delgada, Portugal, Bibliotecas e Arquivos: informação para a cidadania, o desen- volvimento e a inovação: actas. Disponivel em: https://www.bad.pt/publicacoes/index. php/congressosbad/article/download/542/334.
APBAD, G. T. B. E. S. Recomendações para bibliotecas de ensino superior em Portugal. Disponivel em: https://www.bad.pt/noticia/wp-content/uploads/2015/12/Recomendacoes_GTBES_2016_final.pdf.
BECKER, L. K. W. Internationalisation: Australian librarians and expanding roles in higher education. Australian Academic and Research Libraries, v. 37, n. 4, p. 200-220, 2006.
BECKER, L. K. W. Globalisation and Internationalisation: models and patterns of change for Australian academic librarians. Austrialian Academic and Research Libraries, v. 37, n. 3, p. 282-298, 2006.
BLISS, N. J. The emergence of international Librarianship as a field. Libri, v. 43, n. 1, p. 39-52, 1993.
BORDONARO, K., RAUCHMANN, S. Internationalizational in German academic libraries: moving beyond north american perspectives. Libraries and the Academy, v. 15, n. 4, p. 677-697, 2015.
BROGAN, M. L. Trends in International education: new imperatives in academic libra- rianship. College & Research Libraries, v. 55, n. 3, p. 196-206, 1990.
BROWN, F. J. Universities in world-wide cultural cooperation. In.: M. M. Chambers (Ed.), Universities of the world outside USA, Washington: American Couincil on Education, p. 11-21, 1950.
COMISSÃO EUROPEIA. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europe, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europei e ao Comité das Regiões: O Ensino Superior Europeu no Mundo, Bruxelas, 2013.
WIT, H. Strategies for the internationalisation of higher education: a comparative study of Australia, Canada, Europe and the United States of America. Amsterdam: European Association for International Education, 1995.
WIT, H. et al. Internationalisation of higher education. Brussels, 2015.
IFLA. Multicultural communities: guidelines for library services. Disponivel em: http:// www.ifla.org/files/assets/library-services-to-multicultural-populations/publications/multicultural-communities-en.pdf .
KENNEY, A. R., LI, X. Rethinking academic libraries in the era of global universities. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18665/sr.283378 .
KERR, C. Higher education cannot escape history: issues for the twenty-first century. Albany: State University of New York Press, 1994.
KNIGHT, J. International race for accreditation: starts in cross-border educartion. International Higher Education, v. 4, p. 2-3, 2005.
KUTNER, L. Think locally, act globally: understanding home institution library egagement among study-abroad students. College & Research Libraries, v. 70, n. 2, 2009.
LEMOS, L. O. C., MACEDO, M. C. A cooperação entre as bibliotecas do Ensino Superior em Portugal: passado, presente e perspectiva futura. Jornadas Porbase: novos contextos para a cooperação, v. 9, Lisboa, 2003. Disponivel em: http://purl.pt/331/1/docs/comuni- cacao/11manha/acooperacaooentrebibliotecasdoensinosuperior.pdf .
LUCKERT, Y., CARPENTER, L. I. The Globalized library: American academic libraries and international students, collections, and practices. Chicago: American Library Association, 2019.
MULLER, S. Globalisation of knowledge. In: HANSON, K. H., MEYERSON, J. W. International challenges to american colleges and universities: looking ahead. Phoenix: Oryx Press, 1994.
PORTUGAL. ASSEMBLÉIA da REPÚBLICA. Lei nº 46/86. Diário da República: 1ª série, n. 237, 1986. Disponível em: https://dre.pt/application/file/222361
PORTUGAL. ASSEMBLÉIA da REPÚBLICA. Lei n° 49/2005. Diário da República: 1ª série A, n. 166, 2005. Disponível em: https://dre.pt/application/file/a/245260
PORTUGAL. ASSEMBLÉIA da REPÚBLICA. Lei nº 115/97. Diário da República: 1ª série A, n. 217, 1997.
SANCHES, T., COSTA, M. T. Guidelines for Higher Education Libraries in Portugal. Liber Quarterly, v. 27, n. 1, p. 212-231, 2017.
SARAIVA, P. C. S. Bibliotecas físicas ou virtuais? Reengenharia de espaços, serviços e competências nas bibliotecas universitárias do século XXI. Universidade de Évora, 2013.
SOMERVILLE, M. M. et al. At home in the world: international library staff exchange program highlights. IFLA Journal, v. 41, n. 4, p 326-335, 2015.
WITT, S. W., KUTNER, L., COOPER, L. Mapping academic library contributions to campus internationalization. College & Research Libraries, v. 76, n. 5, p. 587-608, 2015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alicia Arias Coello, Ana Lúcia Terra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.