Cultura e comunicação impressas como trânsito e formulação do mundo:

mediação, prescrição, apropriação

Autores/as

  • Nuno Medeiros Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Livro, Edição, Editor, Prescrição, Mediação culturais

Resumen

Esta apresentação incide no editor de livros e no papel de mediação cultural e social que este exerce na sua actividade prescritiva e mediadora e sobre a edição enquanto processo de produção e circulação de ideias ordenadoras da realidade. Procura-se analisar o editor enquanto personagem social nas suas práticas e a actividade editorial enquanto quadro de constituição de públicos, mercados, hierarquias e modos de ler e extrair sentido. Um dos resultados do processo histórico da modernidade é o da transformação do livro editado em sistema de autorização do que nele se contém, selo de garantia cujo fautor é o editor ou a casa que representa. Neste processo, a edição de livros surge como lugar e acção: de editar, de publicar o que se editou, de disseminar e fazer distribuir o produto, de constituir um mercado para o consumo do livro, mercado esse que torna simultâneos o sentido da existência do livro editado e publicado e possibilita a viabilidade de permanência da actividade de editar.

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Biografía del autor/a

Nuno Medeiros, Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEComp).

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

MEDEIROS, N. Cultura e comunicação impressas como trânsito e formulação do mundo:: mediação, prescrição, apropriação. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 164–165, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58267. Acesso em: 3 jul. 2024.