Cultura e comunicação impressas como trânsito e formulação do mundo:
mediação, prescrição, apropriação
Keywords:
Livro, Edição, Editor, Prescrição, Mediação culturaisAbstract
Esta apresentação incide no editor de livros e no papel de mediação cultural e social que este exerce na sua actividade prescritiva e mediadora e sobre a edição enquanto processo de produção e circulação de ideias ordenadoras da realidade. Procura-se analisar o editor enquanto personagem social nas suas práticas e a actividade editorial enquanto quadro de constituição de públicos, mercados, hierarquias e modos de ler e extrair sentido. Um dos resultados do processo histórico da modernidade é o da transformação do livro editado em sistema de autorização do que nele se contém, selo de garantia cujo fautor é o editor ou a casa que representa. Neste processo, a edição de livros surge como lugar e acção: de editar, de publicar o que se editou, de disseminar e fazer distribuir o produto, de constituir um mercado para o consumo do livro, mercado esse que torna simultâneos o sentido da existência do livro editado e publicado e possibilita a viabilidade de permanência da actividade de editar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Nuno Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.