Contributos da leitura literária de objetos culturais e patrimoniais:
propostas para bibliotecas, arquivos e museus
Palabras clave:
Literatura infantil, Leitura literária, Trandisciplinaridade, Patrimônio imaterial, Objetos-livroResumen
A partir de um livro-álbum de Isabel Minhós Martins e Yara Kono (2010), intitulado A Manta – Uma História Aos Quadradinhos (de tecido), propõe-se realçar o valor da leitura literária para dar a conhecer objetos culturais que se pretendem de acesso a um público geral, no princípio específico de que o valor patrimonial desses objetos (documentos ou monumentos, peças ou práticas) seja acrescentado com a associação ao saber-fazer literário que a linguagem literária, qualquer que seja a língua em que se verta em livros. Essas obras podem ser de autor ou da tradição, escolhidas por quem curar do outro objeto cultural. O exemplo deste livro-álbum, concretamente, serviria como uma espécie de sensibilização para o papel da memória e de como a consciência desta permite relações emocionais entre coisas e pessoas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cláudia Sousa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.