Processo de criação de conteúdo on-line:

o caso do curso de Preservação de Acervo Bibliográfico - PAB (SIBI/UFBA)

Autores/as

Palabras clave:

Biblioteca, preservação de documentos, Ensino à Distancia, Educaçao, Comunicação

Resumen

O setor de Preservação de Acervos Bibliográficos superou alguns desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a principal foi o desenvolvendo de novas habilidades para criar um curso com ensino à distância e totalmente gratuito para cujo público-alvo eram as comunidades interna e externa da Universidade Federal da Bahia, considerando o cenário de escassez de cursos no campo de preservação de acervos e o custo elevado que eles costumam ter. Este curso foi oferecido pela plataforma Moodle desta universidade, teve carga horária de 40h, abarcando temas como por exemplo: conceitos teóricos, controle de insetos e fungos, tipos de danos e seus agentes e estudos de caso. O curso alcançou a marca de mais de 300 inscritos, oriundos de todas as regiões do país. Considera-se, portanto, que logrou êxito em multiplicar conhecimentos sobre técnicas de preservação de acervos bibliográficos, tanto em coleções particulares quanto institucionais. E, ao final, resultou numa pesquisa com os participantes, que, entre outros dados, confirmou a relevância deste curso tanto na esfera pessoal quanto profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita Veiga Gomes, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Museóloga da UFBA. 

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

CARDOSO, Renato B. B; PALMER, Dayanna de O. Q. Manifestações clínicas da COVID19: o que sabemos até agora? PEBMED, Rio de Janeiro, p. 06-11, jul 2020. Disponível em: https://img.pebmed.com.br/wp-content/uploads/2020/08/0518443/revistapebmed_2020_coronavirus.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

ICOM Brasil. Considerações em Relação à Covid 19. ICOM. 2020. Acesso em 10 set 2020. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=1898. Acesso em: 20 nov. 2021

LOUBACK, Ana Letícia. O que é Moodle? Conheça a plataforma de ensino à distância. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/10/o-que-e-moodle-conheca-aplataforma-de-ensino-a-distancia.ghtml. Acesso em: 20 nov. 2021.

MILEVSKI, Robert J., NAINIS, Linda. Implementando um programa de reparo e tratamento de livros. In: BECK, Ingrid (Coord.). Caderno técnico: planejamento e prioridades. Tradução Elizabeth Larkin Nascimento, Luiz Antonio Macedo Ewbank. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, FUNART, 1997. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, n. 36).

RESOURCE: The Council for Museums, Archives and Libraries Segurança de Museu. Tradução Maurício O. Santos e Patrícia Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: [Fundação] Vitae. p. 159-172, 2005 (Série Museologia. Roteiros Práticos)

SUPAD. Missão, Visão e Valores. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://www.supad.ufba.br/missao-visao-valores. Acesso em: 20 ago. 2021.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

GOMES, T. V. Processo de criação de conteúdo on-line:: o caso do curso de Preservação de Acervo Bibliográfico - PAB (SIBI/UFBA) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. Ed. Especial, p. 131–144, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58229. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 2: Serviços e Produtos de Informação em Bibliotecas Universitárias