Processo de criação de conteúdo on-line:
o caso do curso de Preservação de Acervo Bibliográfico - PAB (SIBI/UFBA)
Keywords:
Biblioteca, preservação de documentos, Ensino à Distancia, Educaçao, ComunicaçãoAbstract
O setor de Preservação de Acervos Bibliográficos superou alguns desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a principal foi o desenvolvendo de novas habilidades para criar um curso com ensino à distância e totalmente gratuito para cujo público-alvo eram as comunidades interna e externa da Universidade Federal da Bahia, considerando o cenário de escassez de cursos no campo de preservação de acervos e o custo elevado que eles costumam ter. Este curso foi oferecido pela plataforma Moodle desta universidade, teve carga horária de 40h, abarcando temas como por exemplo: conceitos teóricos, controle de insetos e fungos, tipos de danos e seus agentes e estudos de caso. O curso alcançou a marca de mais de 300 inscritos, oriundos de todas as regiões do país. Considera-se, portanto, que logrou êxito em multiplicar conhecimentos sobre técnicas de preservação de acervos bibliográficos, tanto em coleções particulares quanto institucionais. E, ao final, resultou numa pesquisa com os participantes, que, entre outros dados, confirmou a relevância deste curso tanto na esfera pessoal quanto profissional.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
CARDOSO, Renato B. B; PALMER, Dayanna de O. Q. Manifestações clínicas da COVID19: o que sabemos até agora? PEBMED, Rio de Janeiro, p. 06-11, jul 2020. Disponível em: https://img.pebmed.com.br/wp-content/uploads/2020/08/0518443/revistapebmed_2020_coronavirus.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
ICOM Brasil. Considerações em Relação à Covid 19. ICOM. 2020. Acesso em 10 set 2020. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=1898. Acesso em: 20 nov. 2021
LOUBACK, Ana Letícia. O que é Moodle? Conheça a plataforma de ensino à distância. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/10/o-que-e-moodle-conheca-aplataforma-de-ensino-a-distancia.ghtml. Acesso em: 20 nov. 2021.
MILEVSKI, Robert J., NAINIS, Linda. Implementando um programa de reparo e tratamento de livros. In: BECK, Ingrid (Coord.). Caderno técnico: planejamento e prioridades. Tradução Elizabeth Larkin Nascimento, Luiz Antonio Macedo Ewbank. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, FUNART, 1997. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, n. 36).
RESOURCE: The Council for Museums, Archives and Libraries Segurança de Museu. Tradução Maurício O. Santos e Patrícia Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: [Fundação] Vitae. p. 159-172, 2005 (Série Museologia. Roteiros Práticos)
SUPAD. Missão, Visão e Valores. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://www.supad.ufba.br/missao-visao-valores. Acesso em: 20 ago. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Talita Veiga Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.