A função educativa e de divulgação das redes sociais “Lugares de Memória” da Universidade Federal da Bahia
Palabras clave:
Marketing em biblioteca, Redes sociais, Memória institucional, Profissional da informação, Mídias sociais, ComunicaçãoResumen
Os avanços tecnológicos acarretaram o aumento da produção e da disseminação da informação e, o cenário atual da pandemia, enfrentado mundialmente, mostra a necessidade de adaptação e da inserção dos diversos setores sociais, em especial das bibliotecas universitárias, nesta dinâmica informacional em que os usuários estão engajados na cultura digital. Esta comunicação potencializa o uso das redes sociais como estratégia de marketing e instrumento educativo para a preservação da memória da Universidade Federal da Bahia e para divulgação do patrimônio bibliográfico da Coordenação “Lugares de Memória”, que consiste em um espaço, cuja missão é preservar e reunir o acervo de obras raras e de coleções especiais que compõem o patrimônio bibliográfico, arquivístico e museológico da universidade. Tem como objetivo apresentar o papel estratégico do Facebook e Instagram a partir da interação com usuário que foi desenvolvida pela equipe que coordena as redes sociais. Este relato de experiência comprova que a socialização do conhecimento estabelecida entre a biblioteca e a comunidade interna e externa à academia e o uso das redes sociais são de suma relevância tanto para a atuação profissional quanto para as atividades e serviços prestados, além de otimizar a disseminação dos acervos bibliográficos raros organizados pelos profissionais na contemporaneidade.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; ARAÚJO, Janiele Oliveira. O uso das redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 176-196, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738. Acesso em: 18 ago. 2021.
BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 25 nov. 2021.
CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; MOREIRA, Maria Faia Rafael. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. ALCEU, v. 14, n. 28, p. 168-187, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20168-187.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
CANALTECH. Instagram: capture and share the world's moments. 2010. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/instagram/. Acesso em: 10 set. 2021.
DANTAS, Tiago. “Web 2.0". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/web-20.htm. Acesso em: 27 nov. 2021.
FRANCISCO, Lucilene Aparecida; INOUE, Mary Tokomoko. Uso das redes sociais por bibliotecas da Universidades Estaduais do Paraná: frequência, vantagens e dificuldades. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2017, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2017. p. 616-637. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/paper/viewFile/471/301. Acesso em: 16 ago. 2020.
KERN, Lucas Martins. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus: reflexões e prospectivas. RevIU - Revista Informação & Universidade, São Paulo, v. 2, n. esp. Dossiê COVID-19, jul./dez. 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30/36. Acesso em: 18 ago. 2021.
LESSA, Bruna. Acesso aos serviços e produtos da biblioteca em tempos de pandemia da COVID-19: possibilidades de uso do facebook. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 333-353, abr./jun. 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/161697. Acesso em: 15 set. 2021
PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor. Utilização educativa do facebook no ensino superior. [Évora]: [Universidade de Évora], [2010]. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879. Acesso em: 16 ago. 2021.
TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, Havana, v. 31, n. 3, set. 2020. Disponível em: http://www.rcics.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1615. Acesso em: 24 ago. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Sistema Universitário de Bibliotecas. Lugares de Memória. Diretrizes para Lugares de Memória UFBA. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vilma Gravatá da Conceição, Elane Valverde Madureira, Maria Alice Santos Ribeiro, Thais de Sant’Anna Bomfim, Glauber de Assunção Moreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.