Memórias e vivências:
o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos
Palabras clave:
Alfabetização, Paulo Freire, Educação libertadora, Educação de jovens e adultos, Acesso à Informação., LetramentoResumen
O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos do Método de Alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e implementado no projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”, no Rio Grande do Norte. Na leitura de suas obras Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática de Liberdade e A importância do ato ao ler, suas concepções sobre educação, pedagogia e alfabetização descortinam as bases de seu método de ensino, caracterizado pelo sentido ético e político do fazer do educador na sua relação com o educando. O estudo realizado sinaliza um processo de mudança pedagógica em busca de uma alfabetização emancipadora; todos os envolvidos são sujeitos e contribuem para o ensino e a aprendizagem uns dos outros, em uma perspectiva de uma sociedade democrática e de justiça social.
Descargas
Citas
HORAS NA MEMÓRIA. Site da Universidade Federal Rural do Semi-árido, 2016. (Documentário produzido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA/RN, que contém relatos de ex-alunos participantes da ação em Angicos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PkN97kOriJc. Acesso em: 11 ago. 2021.
BACHEGA, Denise. Uma leitura comportamental sobre o método Paulo Freire de alfabetização: convite ao diálogo entre analistas do comportamento e educadores freireanos. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização: o duelo dos métodos. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Paulo Freire: leitor da palavra mundo. Debates em Educação, v. 2, n. 3, p. 1-13, jan./jun. 2010.
FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: sua vida, sua obra. Educação em Revista, v. 2, n. 1, 1-13, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D’Água, 10ª ed., p. 27-38. ano 1997.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Editora Cortez, 1991.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 1ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2012-2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html . Acesso em: 06 jul. 2021.
LEAL, Sandra do Rocio Ferreira; NASCIMENTO Maria Isabel Moura ; A importância do ato de ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire. Pro-Posições, Campinas, São Paulo, v.30, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590 1980-6248-2018-0024 Acesso em: 02. Jul. 2021.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 224, p. 204-222, jan./abr. 2009.
SILVA, Wagner Rodrigues. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.58, n.1, p. 219-240, jan./abr. 2019.
SILVA, Francisco; SAMPAIO, Marisa. Cinquentenário das “40 horas de Angicos”: memória presente na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n.63 out.-dez. p. 925-947. 2015
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 24, jan. /fev. /mar. /abr. 2004.
SOUZA, Marta Lima de. Alfabetização de Jovens e Adultos: negações, resistências e desafios. Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n. 11, p. 15-31, jul-dez. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Albert Douglas Silva da Cunha, Álvaro Jorge Santos de Carvalho, Daniele Sueira de Lira, Laura Mattes Lagrange, Luciene Cerdas, Lidiane Jeane Lima Cezario, Maria Antônia Azevêdo Teixeira Rocha, Rejane Maria de Almeida Amorim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.