A mediação informativa em ambientes de (ciber)cultura e (in)formação:

estudo exploratório no campo da informação, educacão e cultura

Autores/as

Palabras clave:

Cibercultura., Mediação da informação, Ciberespaço, Políticas sociais, Políticas educacionais

Resumen

Eleito como marco teórico o que fora produzido por Kevin McGarry, Pierry Lévy e Paulo Freire, objetiva-se colocar em análise a contribuição da mediação informativa no espaço virtual (ciberespaço) na sociedade contemporânea. Para alcançar tal intento, recorre-se a um estudo exploratório e a uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito da Ciência da Informação, Educação e Política (Ciber) Cultural. Como resultado são identificadas teorias como as que foram produzidas por Oswaldo Almeida Júnior e Teixeira Coelho Netto, auxiliando no entendimento de que a mediação deve alcançar sujeitos de diferentes culturas atendidos ou não em ambientes de informação e produção de conhecimento. O conceito de mediação da informação se fortalece perante a intervenção em espaços presenciais comunitários, escolas, bibliotecas e universidades auxiliando bibliotecários e outros profissionais dispostos a desenvolverem ações culturais, políticas, educativas e transformadoras. Esse tipo de atuação informativa e cultural solicitada também no ciberespaço, acaba requerendo o entendimento de que há em torno da prática de mediação um processo de conceituação reflexivo e em constante constituição.

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Biografía del autor/a

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela UFES. E-mail: meri.gerlin@ufes.br

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Publicado

2023-12-04

Cómo citar

GERLIN, M. N. M. A mediação informativa em ambientes de (ciber)cultura e (in)formação:: estudo exploratório no campo da informação, educacão e cultura. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 81–98, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57968. Acesso em: 18 jul. 2024.