Informação e políticas decoloniais:
museus, arquivos e bibliotecas a serviço da sociedade
Palabras clave:
Instituições sociais, Movimentos sociais, Informação, Desenvolvimento humanoResumen
Considerando a consolidação da Nova Museologia e da Museologia Social no campo museológico, e compreendendo os museus, arquivos e bibliotecas como espaços de poder e, portanto, espaços de disputa; este artigo busca contribuir com o debate sobre a responsabilidade social de tais instituições e o seu compromisso com a ciência pública e cidadã, por meio do diálogo com a comunidade e os movimentos sociais. Entendidos como organismos que estão à serviço da sociedade, estas instituições estão imersas em ambiente de disputa pela memória, tanto do passado, quanto da construção da memória no presente, para o futuro. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo busca demonstrar a relevância do diálogo entre equipamentos socioculturais e os movimentos sociais, bem como com grupos anteriormente negligenciados que disputam e buscam o seu direito à narrativa, memória e ao patrimônio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Adel Igor Pausini, Maria Luisa Moita Marcondes da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.