Informação e políticas decoloniais:

museus, arquivos e bibliotecas a serviço da sociedade

Autores/as

Palabras clave:

Instituições sociais, Movimentos sociais, Informação, Desenvolvimento humano

Resumen

Considerando a consolidação da Nova Museologia e da Museologia Social no campo museológico, e compreendendo os museus, arquivos e bibliotecas como espaços de poder e, portanto, espaços de disputa; este artigo busca contribuir com o debate sobre a responsabilidade social de tais instituições e o seu compromisso com a ciência pública e cidadã, por meio do diálogo com a comunidade e os movimentos sociais. Entendidos como organismos que estão à serviço da sociedade, estas instituições estão imersas em ambiente de disputa pela memória, tanto do passado, quanto da construção da memória no presente, para o futuro. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo busca demonstrar a relevância do diálogo entre equipamentos socioculturais e os movimentos sociais, bem como com grupos anteriormente negligenciados que disputam e buscam o seu direito à narrativa, memória e ao patrimônio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adel Igor Pausini, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Sociólogo pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Maria Luisa Moita Marcondes da Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

PAUSINI, A. I.; SILVA, M. L. M. M. da. Informação e políticas decoloniais:: museus, arquivos e bibliotecas a serviço da sociedade. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 35–36, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57963. Acesso em: 21 nov. 2024.