Informação e políticas decoloniais:
museus, arquivos e bibliotecas a serviço da sociedade
Keywords:
Instituições sociais, Movimentos sociais, Informação, Desenvolvimento humanoAbstract
Considerando a consolidação da Nova Museologia e da Museologia Social no campo museológico, e compreendendo os museus, arquivos e bibliotecas como espaços de poder e, portanto, espaços de disputa; este artigo busca contribuir com o debate sobre a responsabilidade social de tais instituições e o seu compromisso com a ciência pública e cidadã, por meio do diálogo com a comunidade e os movimentos sociais. Entendidos como organismos que estão à serviço da sociedade, estas instituições estão imersas em ambiente de disputa pela memória, tanto do passado, quanto da construção da memória no presente, para o futuro. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo busca demonstrar a relevância do diálogo entre equipamentos socioculturais e os movimentos sociais, bem como com grupos anteriormente negligenciados que disputam e buscam o seu direito à narrativa, memória e ao patrimônio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Adel Igor Pausini, Maria Luisa Moita Marcondes da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.