Atendimento à pessoa ostomizada:

um estudo sobre o processo

Autores/as

  • Ana Lucia Ramos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-7077-4664

Palabras clave:

Pessoas Ostomizadas, Processo de atendimento, Reabilitação, Políticas Públicas, Qualidade de Vida

Resumen

No Brasil, a Portaria SAS/MS nº 400 estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde das pessoas ostomizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde. O estudo tem por objetivo analisar e modelar os processos de atendimento do setor de reabilitação na dispensação de equipamentos coletores. A pesquisa é qualitativa e, através da metodología Business Process Management, desenvolve a modelagem de processos do setor de reabilitação no atendimento de dispensação de equipamentos coletores, de forma a promover melhoria contínua no atendimento. Conclui-se com uma avaliação da relevância dos avanços das políticas públicas nas instituições públicas de saúde no Brasil.

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Maria Irene da Fonseca e Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Professora da UFRJ. 

Citas

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Publicado

2020-09-11

Cómo citar

SILVA, A. L. R. da; SÁ, M. I. da F. e. Atendimento à pessoa ostomizada:: um estudo sobre o processo. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 528–536, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57750. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

COMUNICAÇÕES: Práticas estruturadas de informação em redes e sistemas