A ciência e a sociedade oitocentista:
rastros dos usos da técnica fotográfica
Palabras clave:
Sociedade oitocentista , Fotografia - Uso social, Fotografia - uso pela Ciência, História da MedicinaResumen
O texto discorre sobre a fotografia, sua gênese, repercussão e usos reservados àqueles de maior ascensão social e política, os sábios e cientistas. Atenta para a idealização da imagem por aparelhos como uma aspiração do homem, para o papel de medium entre o sujeito e o mundo, enfatizando as modificações advindas do desenvolvimento da ciência instrumental: a invenção e ouso dos aparelhos médicos, de alicates, escalpelos, pinças, microscópios, instrumentos mediadores que permitiam maior acuidade sobre o mundoe a devassa do olhar sobre o interior dos corpos. Aborda a mudança na Medicina ao passar da autoridade textual, antiga e medieval, para o domínio do visível e da transparência total dos corpos através de dispositivos mediadores, dentre eles, a fotografia.
Descargas
Citas
BÁRTOLO, José Manuel. Revelação e ocultação: as mediações na cultura visual moderna.Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, v. 38, p. 157-166, dez. 2007.
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. Tradução Eloisa de Araújo Ribeiro; introdução: Ismail Xavier. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994. p.224.
CASCAIS, A. F. As coleções fotográficas do Hospital Psiquiátrico de Miguel Bombarda. PontodeAcesso, Salvador, v.10, n.3, p.66-94, dez. 2016.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004. p.18.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 241.(Ofício de Arte e Forma).
FREUND, Gisèle. La fotografia como documento social. VersióncastellanaJosep Elias. Barcelona: FotoGGrafía, 2006.
KOSSOY, Boris. Construção e desmontagem da informação fotográfica: teoria e história.Revista USP, São Paulo, n. 62, p. 224-232, jun./ago. 2004.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e verdade: uma história de fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. (Arte e Produção, 116).
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de ConstanciaEgrejas. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009.p.98.
SÁ, Alzira Queiróz Gondim Tude de. Mediação fotográfica revela o lugar da intimidade: a casa de Jorge Amado. Salvador: EDUFBA, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alzira Queiróz Gondim Tude de Sá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.