A ciência e a sociedade oitocentista:
rastros dos usos da técnica fotográfica
Keywords:
Sociedade oitocentista , Fotografia - Uso social, Fotografia - uso pela Ciência, História da MedicinaAbstract
The text discusses photography, its genesis, repercussions and uses reserved for those of greater social and political ascension, the wise and scientists. Attentive to the idealization of the image by devices as an aspiration of man, to the role of medium between the subject and the world, emphasizing the changes arising from the development of instrumental science: the invention and use of medical devices, pliers, scalpels, tweezers, microscopes, mediating instruments that allowed greater acuity on the world and the wanton look on the inside of bodies. It addresses the change that occurred in Medicine when it passed from ancient and medieval textual authority to the domainof the visible and the total transparency of bodies, through mediating devices, among them,photography.
Downloads
References
BÁRTOLO, José Manuel. Revelação e ocultação: as mediações na cultura visual moderna.Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, v. 38, p. 157-166, dez. 2007.
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. Tradução Eloisa de Araújo Ribeiro; introdução: Ismail Xavier. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994. p.224.
CASCAIS, A. F. As coleções fotográficas do Hospital Psiquiátrico de Miguel Bombarda. PontodeAcesso, Salvador, v.10, n.3, p.66-94, dez. 2016.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004. p.18.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 241.(Ofício de Arte e Forma).
FREUND, Gisèle. La fotografia como documento social. VersióncastellanaJosep Elias. Barcelona: FotoGGrafía, 2006.
KOSSOY, Boris. Construção e desmontagem da informação fotográfica: teoria e história.Revista USP, São Paulo, n. 62, p. 224-232, jun./ago. 2004.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e verdade: uma história de fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. (Arte e Produção, 116).
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de ConstanciaEgrejas. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009.p.98.
SÁ, Alzira Queiróz Gondim Tude de. Mediação fotográfica revela o lugar da intimidade: a casa de Jorge Amado. Salvador: EDUFBA, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Alzira Queiróz Gondim Tude de Sá
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.