Pós-graduação em rede

quando a cooperação acadêmica utiliza recursos de comunicação e informação para multiplicar resultados.

Autores/as

Palabras clave:

Associação de IES, Assistência Farmacêutica, Pós-Graduação em Rede, Ensino superior, Informação e saúde, Farmácia

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência do PPGASFAR a partir da
unidade associada da UFBA e sua correlação de estrutura interna e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que permitem a sua inserção numa rede nacional. Aborda os embasamentos teóricos e empíricos dos marcos políticos e institucionais que levaram a implantação do primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu na subárea de Assistência Farmacêutica. O PPGASFAR iniciou sua trajetória em 2011 com sete alunos e em 2019 alcançou o número de 44 matriculados com 20 professores de 6 IES brasileiras (UFGRS, UFPR, UFSC, UFES, UFBA e UVV) se consolidando na capacitação e produção cientifica de qualidade.

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Biografía del autor/a

Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Clinical Pharmacy - University of London. Professora da Faculdade de Farmácia – UFBA.

Ademir Evangelista do Vale, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Química de Produtos Naturais e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da UFBA.

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da do Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Orcid:
http://orcid.org/0000-0002-6037-8764

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

NOBLAT, L. de A. C. B.; VALE, A. E. do; BUENO, D. Pós-graduação em rede: quando a cooperação acadêmica utiliza recursos de comunicação e informação para multiplicar resultados. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 781–792, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57694. Acesso em: 3 jul. 2024.