Pós-graduação em rede

quando a cooperação acadêmica utiliza recursos de comunicação e informação para multiplicar resultados.

Authors

Keywords:

Associação de IES, Assistência Farmacêutica, Pós-Graduação em Rede, Ensino superior, Informação e saúde, Farmácia

Abstract

The present work aims to share the experience of PPGASFAR from the associated unit of UFBA
and its correlation of internal structure and Digital Technologies of Information and Communication that
allow its insertion in a national network. Discusses the theoretical and empirical substantiation of political
and institutional frameworks that led to the implementation of the first Postgraduate Program in the
subarea Pharmaceutical Care. PPGASFAR started its trajectory in 2011 with 6 students and in 2019 it
reached the number of 44 enrolled with 20 professors from 6 Brazilian institutions (UFGRS, UFPR, UFSC,
UFES, UFBA and UVV) consolidating itself in the qualification and quality scientific production.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Clinical Pharmacy - University of London. Professora da Faculdade de Farmácia – UFBA.

Ademir Evangelista do Vale, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Química de Produtos Naturais e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da UFBA.

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da do Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Orcid:
http://orcid.org/0000-0002-6037-8764

References

BRASIL. Portaria GM/MS n. 3.916 de 30 de outubro de 1998. Aprovar a Política Nacional de

Medicamentos. Brasília, 1998.

BRASIL. Resolução n. 338 de 6 de maio de 2004. Aprova a Política de Assistência Farmacêutica.

Brasília: Diário Oficial da União; 2004.

CHAGAS, Marina & Porto, Celmo & Chaveiro, Neuma & Noll, Matias & Chagas, F. (2019).

Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Farmácia: análise qualitativa comparativa 2002-

CHAGAS, M. O., Porto,C. C., Chaveiro, N., Noll, M., Chagas, F. O. Diretrizes Curriculares

Nacionais do curso de Farmácia: análise qualitativa comparativa 2002-2017. In: Atas CIAIQ,

Lisboa, Portugal. 2019, v. 1, p. 1011-1016.

LEITE, S. N., Nascimento, J. M., Costa, L. H., Barbano, D. A. B., Fórum Nacional de Educação

Farmacêutica: o farmacêutico que o Brasil necessita First National Forum for Pharmaceutical Education: the pharmacist that Brazil needs. Comunicação Saúde Educação v.12, n.24, p.461-2,

jan./mar. 2008

SANTOS, Rosana Isabel dos. Concepções de assistência farmacêutica no contexto histórico

brasileiro. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Universidade Federal

de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Curitiba, 2012. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95635/308894.pdf?sequence=

&isAllowed=y

VASCONCELOS, Daniela Moulin Maciel de et al. Política Nacional de Medicamentos em

retrospectiva: um balanço de (quase) 20 anos de implementação. Ciência & Saúde Coletiva

[online]. 2017, v. 22, n. 8 [Acessado 17 Agosto 2020], pp. 2609-2614. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/1413-81232017228.02432017. ISSN 1678-4561.

Published

2023-12-29

How to Cite

NOBLAT, L. de A. C. B.; VALE, A. E. do; BUENO, D. Pós-graduação em rede: quando a cooperação acadêmica utiliza recursos de comunicação e informação para multiplicar resultados. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 781–792, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57694. Acesso em: 3 jul. 2024.