A biblioteca no contexto educacional:

o olhar docente sobre práticas educativas de língua portuguesa na biblioteca para alunos do ensino técnico na modalidade EaD

Autores/as

Palabras clave:

Práticas Educativas., Educação Profissional., IFRO., Biblioteca pública, Ensino à Distancia

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar e relatar a prática docente dos professores de Língua Portuguesa da disciplina de Português Instrumental em relação ao uso da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte como recurso pedagógico e construção do conhecimento dos discentes dos Cursos Técnicos na Modalidade Concomitante. Como metodologia de pesquisa optou-se pelo estudo exploratório e descritivo com a utilização de levantamento bibliográfico e questionário como instrumento de coleta de dados. As informações sobre as práticas pedagógicas dos professores permitiu obter informações sobre a finalidade e frequência do uso da biblioteca pelos docentes; quais suportes a biblioteca oferece para as aulas de Português instrumental; quais atividades podem ser desenvolvidas com os alunos dos cursos técnicos na modalidade concomitante; quais as principais dificuldades encontradas para utilizar a biblioteca como recurso pedagógico; se é possível desenvolver atividades de leitura visando o desenvolvimento crítico dos alunos e, ainda, qual o papel da biblioteca do Campus no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Assim, constatou-se que a biblioteca precisa melhorar os serviços oferecidos, desenvolver ações interdisciplinares, de pesquisa e de incentivo à leitura para cumprir o seu papel educativo nas práticas docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Reis Sales, Instituto Federal de Rondônia - IFRO / Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Bibliotecária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Doutoranda e Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (PPGE-UNIR). Graduada em História e Biblioteconomia e Documentação ambos pela UNIR. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1949-2274. E-mail: celia.reis@ifro.edu.br

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR


Docente do Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGE-UNIR). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade de Lisboa. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5283-2509. E-mail: jussara.pimenta@unir.br

Citas

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB/CNE nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=245343. Acesso em: 03 abr., 2021.

CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Bibliotecas escolares: um espaço contraditório. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4 n.6, p. 390-407, 2016. Disponível em: https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq/article/download/60/48. Acesso em: 01 abr. 2021.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FERREIRA, Edson Silva., SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação da informação e mediação pedagógica na pesquisa escolar. Biblioteca Escolar em Revista, v. 5, p. 1-18, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/108111. Acesso em: 25 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

PRYJMA, Marielda Ferreira, OLIVEIRA, Oséias Santos de. O desenvolvimento profissional dos professores da educação superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.841-857, jul.-set., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302016005001104 and script=sci_abstract and tlng=pt. Acesso em: 02 abr. 2021.

SANTOS, Maria Aparecida Brito., GRACIOSO, Luciana de Souza., AMARAL, Roniberto Morato do. As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 26-43, maio 2018. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668. Acesso em: 02 abr. 2021.

SOUZA, Juliana Daura de. A biblioteca e o bibliotecário escolar no processo de incentivo à leitura: uma pesquisa bibliográfica. Florianópolis, ano 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/119542/269726.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

SALES, C. R.; PIMENTA, J. S. A biblioteca no contexto educacional:: o olhar docente sobre práticas educativas de língua portuguesa na biblioteca para alunos do ensino técnico na modalidade EaD. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 45–55, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57689. Acesso em: 21 nov. 2024.