Levantamento bibliométrico da produção sobre histórias em quadrinhos dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v3i0.57556Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos., Ciência da Informação., Bibliometria.Resumen
Apresenta artigo intitulado “Levantamento bibliométrico da produção sobre Histórias em Quadrinhos dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação”. Tem como objetivo principal identificar os elementos que compõem a linguagem das histórias em quadrinhos caracterizando como objeto de pesquisa acadêmica na Ciência da Informação. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa apresenta os principais pesquisadores da Ciência da Informação dedicados a pesquisar sobre as Histórias em Quadrinhos. Em relação a metodologia, tem natureza básica e quantitativa, caracterizada pelo levantamento estatístico bibliométrico com sondagem em produção técnico-científica dos autores selecionados. A discussão dos resultados apresentados verificou a aplicação dos conceitos preferidos e como são disseminados quando as histórias em quadrinhos são utilizadas como objeto de pesquisas. Dessa forma, acreditamos que os objetivos propostos foram alcançados, e podemos inferir que as HQ utilizadas como fonte de informação contribuem para a geração e disseminação da informação e do conhecimento. Também vale ressaltar que a literatura especializada quanto às Histórias em Quadrinhos e Fontes de Informação, simultaneamente, ainda se mantém muito escassa.
Descargas
Citas
ANDRAUS, Gazy. Existe o quadrinho no vazio entre dois quadrinhos? 1999. 248 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1999. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/87003/andraus_g_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 19 maio 2019.
BALLMANN, Fábio. A nona arte: história, estética e linguagem de quadrinhos. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp151480.pdf. Acesso em 15 abr. 2019.
BARI, Valéria Aparecida. Leitura escolar e histórias em quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. Nona Arte. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99715/98149. Acesso em 29 maio 2019.
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. 250 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/publico/1937466.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. Emoção e Rebeldia: Formação de Gibitecas na Biblioteca Escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, CBBD, 14., 2011, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2011. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3207/2333. Acesso em 25 abr. 2019.
DUMONT, Lígia Maria Moreira; RAMOS, Rubem Borges Teixeira. . Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. In: Marilda Lopes Ginez de Lara; Johanna Wilhelmina Smit. (Org.). Temas de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. 1.ed. São Paulo: EDUSP, 2010, v., p. 141-159.
GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José Antonio. El interés de las bibliotecas por el mundo de los comics. Anuario ThinkEPI. n. 1, p. 64-68, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44204710_El_interes_de_las_bibliotecas_por_el_mundo_de_los_comics/citation/download. Acesso em: 25 mar. 2019.
MELO, Ida Conceição Andrade de. Histórias em Quadrinhos como objeto de pesquisa na Ciência da Informação no Brasil. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/2140. Acesso em 15 abr. 2020.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.
MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Ângela Paiva. et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
MORIGI, Valdir José; MASSONI, Luis Fernando Herbert; LOUREIRO, Thainá Ribeiro. Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de ciência da informação. Informação e Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 56-79, jan./abr. 2016.
OLIVEIRA, Carlos Victor de. Oficina de criação de histórias em quadrinhos com o uso de software. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.43 n.3, p. 227-233, set./dez. 2014.
ORIHUELA, Maria Artucho. ¿Deben estar los cómics en las bibliotecas? Boletim da Associação Andaluza de Bibliotecários, n. 69, p. 57-72, dez. 2002. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5940/1/69a5.pdf. Acesso em 23 abr. 2019.
RAMOS, Paulo Roberto. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2012.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics. 2017 Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais: Escola de Ciência da Informação. Minas Gerais, 2017.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Histórias em quadrinhos na sociedade contemporânea: lazer, produção e obtenção de conhecimento na leitura das revistas de super-heróis. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero. v.6., n.2., abr. 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001585/2dd45db6b1afd8a48bb37f91e71fde34. Acesso em 15 abr. 2019.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Divulgação científica e histórias em quadrinhos. In: Glória Kreinz; Clodowaldo Pavan. (Org.). Ética e divulgação científica: os desafios no novo século. São Paulo: Núcleo José Reis de Divulgação Científica, 2002, v. , p. 69-81.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 115-149.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Fontes Documentais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.