A importância de políticas públicas de acesso à informação científica: contexto social contemporâneo

Autores/as

  • Lorena de Oliveira Souza Campêllo Universidade Federal sde Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57534

Palabras clave:

Comunicação científica, Políticas e ações de informação, Sociedade da informação

Resumen

Este artigo retrata a importância de políticas públicas de acesso à informação científica para obter informação e gerar conhecimento na sociedade. Apresenta ações que ressaltam o desenvolvimento cidadão através do acesso à informação, com o objetivo de verificar a importância do acesso e uso da informação científica como fundamental para a sociedade da informação, com ênfase para perspectivas de construção social. Considerando como a prática de políticas públicas de acesso à informação científica vem mobilizando as instituições e organizações a desenvolver, métodos e ferramentas que facilitem a recuperação, reutilização e
colaboração da informação científica, correspondendo com práticas seguras de acesso e novas formas de profunda mudança para a sociedade. Conclui especificando como pode ser transformador as políticas e iniciativas voltadas para o acesso da informação científica nas instituições, para promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade da informação, bem como a  democratização do conhecimento científico, revelando o destaque que as políticas públicas de acesso à informação científica tem com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorena de Oliveira Souza Campêllo, Universidade Federal sde Sergipe

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA/UFS).

Citas

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 25 de jul 2014.

COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Comportamento infocomunicacional: perspectivas sobre definição, práticas e modelos de estudos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, maio/ago. 2019.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 1988.

_____. O que são direitos da pessoa. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, v. 49)

FERREIRA, Emanuelle Geórgia Amaral; SANTOS, Elisete, Souza; MACHADO, Miriam Novaes. Política de informação no Brasil: a lei de acesso à informação em foco. Múltiplos olhares em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 2, n. 1, mar. 2012. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1616. Acesso em: 15 jul. 2019.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012.

HERKENHOFF, João Batista. Como funciona a cidadania. Manaus: Valer, 2000.

JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite; NHARELLUGA, Rafael Simone. Análise de políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspectivas em Ciência da informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 2-22, jan/abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n1/v14n1a02.pdf Acesso em: 15 jul. 2019.

MARTINS, Carine Jansen Batista Neves; PRESSER, Nadi Helena. A promoção da cidadania por meio do acesso à informação. Pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 133-150, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pbcib/article/view/24097 Acesso em: 22 jul. 2019.

MILANESI, Luís. A casa da invenção: biblioteca/centro de cultura. 2. ed. Cotia: Ateliê editorial, 2003.

MILANESI, Luís. O que é Biblioteca. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, v. 94)

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) História da cidadania. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

PORTUGAL. Rede de Bibliotecas Escolares. Aprender com a biblioteca escolar: referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. 2. ed. Lisboa: RBE, 2017. E-book. Disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1906/referencial_2017.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.

ROCHA, Marisa Perrone Campos. A questão cidadania na sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 1, 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/897/934 Acesso em: 23 jun 2019.

SILVA, Helena et. al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação. Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./abr. 2005.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. Conceitos de informação na Ciência da Informação: percepções analíticas, proposições e categorizações. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 25, n. 1, p. 145-157, jan/abr., 2015.

SOUZA, Edivanio Duarte de. Informação e construção da cidadania: representação das ações de informação da casa pequeno Davi. 2004. 181f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.

TAKAHASHI, Tadao (Org.) Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília:

Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 203p.

TARGINO, Maria das Graças. Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e ciência da informação. Teresina: EDUFPI, 2006.

UNESCO. As pedras angulares para a promoção de sociedades do conhecimento inclusivas: acesso à informação e ao conhecimento, liberdade de expressão, privacidade e ética na internet global. Paris, França: UNESCO, 2017.

Publicado

2023-11-25

Cómo citar

CAMPÊLLO, L. de O. S. A importância de políticas públicas de acesso à informação científica: contexto social contemporâneo. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 55–68, 2023. DOI: 10.9771/rfd.v2i0.57534. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57534. Acesso em: 21 nov. 2024.