Competências futuras:
do sincretismo à integração na organização do conhecimento em arquivos, bibliotecas e museus
Keywords:
Perfil do profissional da informação, Organização do conhecimento - manuais, IntegralizaçãoAbstract
As mudanças propiciadas e intensificadas por um ambiente tecnológico fortemente conectado em rede promoveram a desintegração das fronteiras disciplinares e profissionais, nas quais as instituições e os profissionais de arquivos, bibliotecas e museus se encaixaram durante séculos. Emerge, assim, a prátca de colaboração e convergência entre estas instituições de memória e cultura, apesar das suas diferenças contextuais e funcionais. Neste texto, partndo de uma reflexão sobre trabalhos que discutem esta colaboração e convergência entre arquivos, bibliotecas e museus, iremos procurar evidenciar que a formação ao nível do ensino superior nestas áreas precisa de pender para alguma integração, apresentando-se a Ciência da Informação como um cenário propício a essa abordagem. Essa integração focada em teorias, conceitos, terminologia e competências partilhadas por arquivos, bibliotecas e museus, não omitindo as especificidades de cada contexto, ultrapassará o mero sincretismo, entendido como junção ou colagem artificial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Lúcia Silva Terra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.