Médicos-Cultural no contexto das humanidades digitais:
Plataforma SIS Médicos e a Cultura - Portugal e Brasil
Keywords:
Médicos-cultural, Médicos e cultura, Preservação de acervos pessoais, Memória, Patrimônio digital, Plataformas digitaisAbstract
A classe médica interessa-se frequentemente por diferentes áreas, além da Medicina, relacionadas com a cultura, o que talvez se explique pela contínua presença da realidade paradoxal de vida-morte na execução de sua atividade profissional da saúde (Duarte & Silva, 2016; Veloso, 2021). Estudos sobre médicos-cultural foram iniciados por Duarte em seu pós-doutoramento na FLUP/U.Porto, sob o tema “Os médicos e a cultura: estudo crítico e guia geral dos arquivos de médicos escritores, artistas e pensadores de Portugal e Bahia – Brasil”. Segundo Duarte e Silva (2016, p. 147), os estudos têm o objetivo de “recolher, organizar, representar e tornar acessível informação relativa a médicos dos séculos XIX e XX, dedicados à cultura”. Foi então criado o SiS Médicos e a Cultura, plataforma digital para o “armazenamento de dados acerca da vida, obra, pensamento e acervos documentais e pessoais de médicos do Brasil e Portugal…” (MIRANDA, SOUZA, ABREU, 2021, p.74).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Salim Silva Souza, Zeny Duarte de Miranda, Ana Lúcia Silva Terra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.