Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:

uma breve discussão

Authors

Keywords:

Inclusão digital, Internet, Escola pública, Educação pública, Mediação da Informação.

Abstract

This article brings reflections on information in its digital nature, addressing the power and trans- formations through the Internet in contemporary times, which has been modifying our commu- nication behavior with the other, and how Brazilian public schools need insertion in this context. Based on the authors Shera (1960), Castells (1999), Bonilla and Oliveira (2011), Lévy (2011) among others and having as a descriptive methodology, this study concludes that the school, mainly the public ones in Brazil with the internet, it is essential for human development and social inclusion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eunice de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA


Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bacharel em Administração de Empresas e Radialista. Pesquisadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8013-7642 E-mail: eunicesantos@ufba.br

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação (UFBA). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI
UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI da UFSCar). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3429-7522 E-mail: barbaran@ufba.br

References

AGÊNCIA SENADO. Política Nacional de Educação Digital é aprovada e volta para Câmara. Agência Senador, Brasília, 20 de dez. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg. br/noticias/materias/2022/12/20/politica-nacional-de-educacao-digital-e-aprovada-e- volta-para-camara . Acesso em: 25 abr. 2023.

ALVES SOBRINHO, R.; ARAÚJO, J. A.; NEVES, B. C. Covid-19, tecnologia digital e educação. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 2, p. 70-82, 2020. DOI: 10.46902/2020n2p70-82. Acesso em: 27 abr. 2023.

ARAUJO, J. de A.; ALVES SOBRINHO, R.; NEVES, B. C. Os avanços científicos e tecnológicos e suas implicações no campo da desigualdade e da inclusão socioeducacional. Ponto de Acesso, Salvador, v. 13, n. 3, dez. 2019, p.57-69.

BRASIL. Virtual Educa. Virtual Educa Bahia 2018: resumo. Youtube, 8 jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KX-CZ8M-2mE&t=129s. Acesso em: 27 abr. 2023.

BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/j7936SHkZJkpHGH5ZNYQXnC/?format=pdf Acesso em: 27 abr. 2023.

CGI.br/NIC.br. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios 2016.

EDUCA+BRASIL. Sociedade da informação. Educa+Brasil, 2021. Disponível em: https:// www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/sociedade-da-informacao Acesso em: 27 abr. 2023.

EISENBERG, J. Internet e Política. Cadernos da Escola do Legislativo, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 63–106, nov. 2019. Disponível em: https://cadernosdolegislativo.almg.gov.br/ojs/index.

php/cadernos-ele/article/view/329/282. Acesso em: 27 abr. 2023.

HAN, B.-C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Tradução de Gabriel S. Philipson. Petrópolis: Vozes, 2022.

LÉVY, P. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

NEVES, B. C. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.

PLATT, J. R. “The Fifth Need of Man”. Horizon, [S.l.], v. 1, n. 6, 1959.

RIBEIRO, L.M. A história da internet. Porto: FEUP-CICA 1998-3-6. Disponível em: https:// paginas.fe.up.pt/~mgi97018/historia.html Acesso em: 27 abr. 2023.

SHERA, Jesse H. Social epistemology, general semantics, and libraries. Yearbook of the Institute of General Semantics, [S.l.], 26, v. 27, p. 19-21, 1960.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, Brasília, v. 34, p. 93-104, 2005.

UNESCO. Avaliação do Desenvolvimento da Internet no Brasil • Usando os Indicadores de Universalidade da Internet DAAM-X. CGI, fev. 2021. Disponível em: https://cgi. br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da- internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

VIEIRA, E. Os bastidores da Internet no Brasil. Barueri: Manole, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tR4t1Lg2uCcC&oi=fnd&pg=PR18& dq=a+internet+no+Brasil&ots=0jZTVMJuG7&sig=WdXuydrKaxtEsFj7MA1XbHQC0B4#v=o nepage&q=a%20internet%20no%20Brasil&f=false. Acesso em: 27 abr. 2023.

Published

2023-12-12

How to Cite

SANTOS, E. de J.; NEVES, B. C. Expansão da internet, inclusão digital e escolas públicas:: uma breve discussão. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–159, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58402. Acesso em: 24 nov. 2024.