Museus, informação e serviço público:
o centro de documentação num museu memória
Keywords:
Centro de documentação, Museu de memória, Silêncio, Trauma, Memória comunitária, Resistência, Museu do Aljube Resistência e LiberdadeAbstract
A instalação de um Museu de Memória como o Museu do Aljube Resistência e Liberdade (Lisboa, 2015) levantou, desde o início a necessidade de um Centro de Documentação e, de forma mais problemática, da criação de um Arquivo. A prática dos sete primeiros anos de vida do Museu esclareceu, cabalmente, algumas dúvidas iniciais. Um Museu comunitário como o Museu do Aljube, centrado sobre as memórias traumáticas (e persistentemente silenciosas) da repressão policial num Estado de exceção, praticamente sem coleção de objetos materiais para expor, vive muito especialmente das representações e das práticas educativas e cidadãs que, em interface com a comunidade (e com outros museus congéneres, nacionais e estrangeiros), consegue desenvolver, seja através da recolha de documentação, de testemunhos e de objetos, seja através das práticas educativas sustentadas sobre a documentação existente ou sobre os testemunhos vivos que persistem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luís Farinha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.