Para além da Medicina:
os arquivos médicos custodiados pela Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave:
Médico-cultural, Arquivos pessoais, José Simeão Leal, Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega, DocumentaçãoResumo
No Brasil, nos séculos XIX e XX, os homens pertencentes às classes sociais mais abastadas frequentemente ocupavam profissões prestigiosas, como a Medicina, Direito e Engenharia. Além de suas atividades profissionais, esses homens também dedicavam-se aos aspectos culturais e intelectuais, alimentando seus interesses pessoais no campo da arte e da erudição. Essa dedicação às atividades humanísticas resultou na formação de diversos acervos pessoais de relevância social, destacando-se pelo seu envolvimento com as artes e a cultura. Gomes e Hansen (2016) atribuem a esses homens o papel de "intelectuais mediadores", considerando-os como "guardiões da memória" por acumularem objetos e produzirem registros sobre aspectos sociais do seu contexto histórico. Neste artigo, iremos explorar dois médicos que exemplificam essa realidade: José Simeão Leal e Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega. Embora tenham seguido carreiras médicas ao longo de suas vidas, eles construíram, por meio de seus arquivos pessoais, um acervo cultural de valor significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Cruz Córdula, Carla Maria de Almeida, Jefferson Higino Silva, Taina Pereira Lobo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.