Competências futuras:

do sincretismo à integração na organização do conhecimento em arquivos, bibliotecas e museus

Autores

Palavras-chave:

Perfil do profissional da informação, Organização do conhecimento - manuais, Integralização

Resumo

As mudanças propiciadas e intensificadas por um ambiente tecnológico fortemente conectado em rede promoveram a desintegração das fronteiras disciplinares e profissionais, nas quais as instituições e os profissionais de arquivos, bibliotecas e museus se encaixaram durante séculos. Emerge, assim, a prátca de colaboração e convergência entre estas instituições de memória e cultura, apesar das suas diferenças contextuais e funcionais. Neste texto, partndo de uma reflexão sobre trabalhos que discutem esta colaboração e convergência entre arquivos, bibliotecas e museus, iremos procurar evidenciar que a formação ao nível do ensino superior nestas áreas precisa de pender para alguma integração, apresentando-se a Ciência da Informação como um cenário propício a essa abordagem. Essa integração focada em teorias, conceitos, terminologia e competências partilhadas por arquivos, bibliotecas e museus, não omitindo as especificidades de cada contexto, ultrapassará o mero sincretismo, entendido como junção ou colagem artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Silva Terra, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências Documentais e Mestra em História Moderna ambas pela Universidade de Coimbra. Professora da Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

TERRA, A. L. S. Competências futuras:: do sincretismo à integração na organização do conhecimento em arquivos, bibliotecas e museus . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 218–220, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58469. Acesso em: 22 dez. 2024.