Grau de internalização das bibliotecas do ensino superior em Portugal:

um estudo piloto

Autores

Palavras-chave:

Educação, Bibliotecas universitárias, Bibliotecas académicas, Internacionalização, Ensino superior

Resumo

Partindo da constatação de que a internacionalização do ensino superior, em várias vertentes, tem vindo a ganhar visibilidade e importância significativa desde meados do século XX, apresentam-se os resultados de um estudo sobre o papel das bibliotecas académicas portuguesas este processo. É feita uma breve revisão da literatura sobre a temática da internacionalização no ensino superior e nas bibliotecas académicas, em específico, sublinhando que se trata de um campo de estudo emergente e com relevância crescente. O sistema de ensino superior português é brevemente apresentado, no sentido de contextualizar as suas bibliotecas académicas e verificar que as práticas de internacionalização destes serviços de informação são pouco visíveis na literatura disponível. De seguida, são apresentados os resultados de entrevistas realizadas a seis responsáveis de bibliote- cas de ensino superior. São tratados dados relativos à estratégia de internacionalização, aos recursos humanos envolvidos, às atividades de internacionalização e de cooperação, aos utilizadores (estudantes e professores/investigadores) e ao financiamento. Também é feita a análise das perspetivas pessoais dos entrevistados sobre o papel da biblioteca neste âmbito e sobre o seu conceito de internacionalização. Nas conclusões, sublinha-se a necessidade de as bibliotecas desempenharem uma ação mais significativa e visível no processo de internacionalização da instituição de ensino superior à qual estão vinculadas.

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Biografia do Autor

Alicia Arias Coello, Universidade Complutense de Madrid

Doutora em Biblioteconomía y Documentación pela Facultad de Ciencias de la Documentación. Universidade Complutense de Madrid, Espanha (UCM). Professora da UCM. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7164-2025 E-mail: aarias@ucm.es

Ana Lúcia Terra, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências Documentais e Mestre em História Moderna pela Universidade de Coimbra, Portugal (U.C.). Investigadora do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1292-2849 E-mail: anaterra@fl.uc.pt

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

COELLO, A. A.; TERRA, A. L. Grau de internalização das bibliotecas do ensino superior em Portugal:: um estudo piloto. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–49, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58384. Acesso em: 4 maio. 2024.