Processo de criação de conteúdo on-line:

o caso do curso de Preservação de Acervo Bibliográfico - PAB (SIBI/UFBA)

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca, preservação de documentos, Ensino à Distancia, Educaçao, Comunicação

Resumo

O setor de Preservação de Acervos Bibliográficos superou alguns desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a principal foi o desenvolvendo de novas habilidades para criar um curso com ensino à distância e totalmente gratuito para cujo público-alvo eram as comunidades interna e externa da Universidade Federal da Bahia, considerando o cenário de escassez de cursos no campo de preservação de acervos e o custo elevado que eles costumam ter. Este curso foi oferecido pela plataforma Moodle desta universidade, teve carga horária de 40h, abarcando temas como por exemplo: conceitos teóricos, controle de insetos e fungos, tipos de danos e seus agentes e estudos de caso. O curso alcançou a marca de mais de 300 inscritos, oriundos de todas as regiões do país. Considera-se, portanto, que logrou êxito em multiplicar conhecimentos sobre técnicas de preservação de acervos bibliográficos, tanto em coleções particulares quanto institucionais. E, ao final, resultou numa pesquisa com os participantes, que, entre outros dados, confirmou a relevância deste curso tanto na esfera pessoal quanto profissional.

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Biografia do Autor

Talita Veiga Gomes, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Museóloga da UFBA. 

Referências

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

GOMES, T. V. Processo de criação de conteúdo on-line:: o caso do curso de Preservação de Acervo Bibliográfico - PAB (SIBI/UFBA) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. Ed. Especial, p. 131–144, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58229. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

EIXO 2: Serviços e Produtos de Informação em Bibliotecas Universitárias