Memórias e vivências:

o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Paulo Freire, Educação libertadora, Educação de jovens e adultos, Acesso à Informação., Letramento

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos do Método de Alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e implementado no projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”, no Rio Grande do Norte. Na leitura de suas obras Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática de Liberdade e A importância do ato ao ler, suas concepções sobre educação, pedagogia e alfabetização descortinam as bases de seu método de ensino, caracterizado pelo sentido ético e político do fazer do educador na sua relação com o educando. O estudo realizado sinaliza um processo de mudança pedagógica em busca de uma alfabetização emancipadora; todos os envolvidos são sujeitos e contribuem para o ensino e a aprendizagem uns dos outros, em uma perspectiva de uma sociedade democrática e de justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albert Douglas Silva da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3812-7424. E-mail: albertdouglas.s@gmail.com

Álvaro Jorge Santos de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: alvarojorge29@hotmail.com

Daniele Sueira de Lira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: danielesueira21@gmail.com

Laura Mattes Lagrange, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: lauralagrange5@gmail.com

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP - Araraquara. Pesquisadora do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ). E-mail: lucienecerdas@gmail.com

Lidiane Jeane Lima Cezario, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: lidianelimac26@gmail.com

Maria Antônia Azevêdo Teixeira Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: mariaantoniaatr@gmail.com

 

 

Rejane Maria de Almeida Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na PUC/São Paulo. Vice-coordenadora do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ). E-mail: rejane.ufrj@gmail.com

Referências

HORAS NA MEMÓRIA. Site da Universidade Federal Rural do Semi-árido, 2016. (Documentário produzido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA/RN, que contém relatos de ex-alunos participantes da ação em Angicos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PkN97kOriJc. Acesso em: 11 ago. 2021.

BACHEGA, Denise. Uma leitura comportamental sobre o método Paulo Freire de alfabetização: convite ao diálogo entre analistas do comportamento e educadores freireanos. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização: o duelo dos métodos. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007

DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Paulo Freire: leitor da palavra mundo. Debates em Educação, v. 2, n. 3, p. 1-13, jan./jun. 2010.

FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: sua vida, sua obra. Educação em Revista, v. 2, n. 1, 1-13, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D’Água, 10ª ed., p. 27-38. ano 1997.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Editora Cortez, 1991.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 1ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2012-2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html . Acesso em: 06 jul. 2021.

LEAL, Sandra do Rocio Ferreira; NASCIMENTO Maria Isabel Moura ; A importância do ato de ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire. Pro-Posições, Campinas, São Paulo, v.30, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590 1980-6248-2018-0024 Acesso em: 02. Jul. 2021.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 224, p. 204-222, jan./abr. 2009.

SILVA, Wagner Rodrigues. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.58, n.1, p. 219-240, jan./abr. 2019.

SILVA, Francisco; SAMPAIO, Marisa. Cinquentenário das “40 horas de Angicos”: memória presente na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n.63 out.-dez. p. 925-947. 2015

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 24, jan. /fev. /mar. /abr. 2004.

SOUZA, Marta Lima de. Alfabetização de Jovens e Adultos: negações, resistências e desafios. Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n. 11, p. 15-31, jul-dez. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

CUNHA, A. D. S. da; CARVALHO, Álvaro J. S. de; LIRA, D. S. de; LAGRANGE, L. M.; CERDAS, L.; CEZARIO, L. J. L.; ROCHA, M. A. A. T.; AMORIM, R. M. de A. Memórias e vivências:: o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 207–225, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57979. Acesso em: 21 nov. 2024.