Memórias e vivências:

o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Paulo Freire, Educação libertadora, Educação de jovens e adultos, Acesso à Informação., Letramento

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos do Método de Alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e implementado no projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”, no Rio Grande do Norte. Na leitura de suas obras Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática de Liberdade e A importância do ato ao ler, suas concepções sobre educação, pedagogia e alfabetização descortinam as bases de seu método de ensino, caracterizado pelo sentido ético e político do fazer do educador na sua relação com o educando. O estudo realizado sinaliza um processo de mudança pedagógica em busca de uma alfabetização emancipadora; todos os envolvidos são sujeitos e contribuem para o ensino e a aprendizagem uns dos outros, em uma perspectiva de uma sociedade democrática e de justiça social.

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Biografia do Autor

Albert Douglas Silva da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3812-7424. E-mail: albertdouglas.s@gmail.com

Álvaro Jorge Santos de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: alvarojorge29@hotmail.com

Daniele Sueira de Lira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: danielesueira21@gmail.com

Laura Mattes Lagrange, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: lauralagrange5@gmail.com

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP - Araraquara. Pesquisadora do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ). E-mail: lucienecerdas@gmail.com

Lidiane Jeane Lima Cezario, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: lidianelimac26@gmail.com

Maria Antônia Azevêdo Teixeira Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GRAFE. E-mail: mariaantoniaatr@gmail.com

 

 

Rejane Maria de Almeida Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na PUC/São Paulo. Vice-coordenadora do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ). E-mail: rejane.ufrj@gmail.com

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

CUNHA, A. D. S. da; CARVALHO, Álvaro J. S. de; LIRA, D. S. de; LAGRANGE, L. M.; CERDAS, L.; CEZARIO, L. J. L.; ROCHA, M. A. A. T.; AMORIM, R. M. de A. Memórias e vivências:: o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 207–225, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57979. Acesso em: 22 dez. 2024.