O cuidado à saúde da pessoa com deficiência e o Coronavírus
Palavras-chave:
Coronavírus, Cuidado em saúde, Pessoa com deficiência, Covid-19Resumo
O presente trabalho traz uma breve discussão sobre a saúde da pessoa com deficiência no contexto do Coronavírus. Considerando a carência de estudos na literatura que tratem desta temática, abordaremos sobre os aspectos teóricos, conceituais e de legislações demandadas pela referida discussão. O objetivo deste trabalho é fazer uma discussão sobre o cuidado à saúde das pessoas com deficiência durante a pandemia do Coronavírus, a partir da garantia de direitos à saúde, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e reafirmados pela Lei Brasileira de Inclusão. Neste sentido, realizamos um estudo bibliográfico seguido de uma análise reflexiva.
Downloads
Referências
BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emenda constitucional nº 91, de 18 de fevereiro de [2016]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.Acesso em: 18 de jun. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que espeCIFIca, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, Brasília, 2004.
BRASIL.Lei n 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde da Pessoa comDeficiência no Sistema Único de Saúde –SUS.Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/atensaudecomdefic.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 1.060, de 5 de junho de 2002. Aprova a Política Nacional da Pessoa com Deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da pessoa com deficiência. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-da-pessoa-com-deficiencia. Acesso em: 10 jul. 2020.
Classificação Internacional de Funcionalidade,Incapacidade e Saúde. Universidade de São Paulo; 2003.
GUGEL, M. A. Pessoa com deficiência e o direito ao concurso público: reserva de cargos e empregos públicos, administração pública direta e indireta. Ed. Goiânia: UCG, 2006.
IBGE. Censo demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br.Acesso em: 05 jul. 2020.
LANNA JÚNIOR, M. C. M. (Comp.). História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil.Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE; ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. CIF –Classificação Internacioanal de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.Universidade de Saão Paulo, 2003.
SAMPAIO, C. T; SAMPAIO, S. M. R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, 162 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cátia Brito dos Santos, Magali Alves Albuquerque, Luciana Souza Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.