A visão sistêmica da saúde suplementar e a informação com qualidade:

fatores importantes para a garantia da assistência à saúde dos consumidores de planos no Brasil

Autores

  • Marcelo Zobaran Lafuente de Araújo Deloitte Brasil – Life Science & Health Care

Palavras-chave:

Sistema de saúde suplementar, Visão sistêmica, Planos de saúde

Resumo

Este trabalho é um resumo expandido, organizado com base em uma fala apresentada no V Colóquio Internacional MEDINFOR. Trata-se de um ensaio que propõe uma reflexão pautada nos estudos e nas experiências profissionais doautor na iniciativa pública federal, na iniciativa privada, e atualmente junto à firma Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL). O estudo apresenta ideias relativas à manutenção e à expansão do Sistema de Saúde Suplementar no Brasil, inseridas em uma visãosistêmica de sociedade e de mercado. O objetivo deste ensaio é evidenciar que os sistemas de saúde precisam ter em seu boardestratégias com objetivo de colocar o cliente no centro. A informação, a visão sistêmica, o foco “do” cliente e não “no” cliente, outra forma de relacionamento, são pontos que devem ser revistos pelos prestadores de serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Zobaran Lafuente de Araújo, Deloitte Brasil – Life Science & Health Care

Deloitte Brasil – Life Science & Health Care

Referências

ABRAMGE –Associação Brasileira de Planos de Saúde. Disponível em: http://www.abramge.com.br/. Acesso em: 25 ago. 2020.

ANS –Agência Nacional de Saúde Suplementar. Disponível em: www.ans.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

ICOS –Instituto Coalizão Saúde. Disponível em: http://icos.org.br/. Acesso em: 25 ago. 2020.

IESS –Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Disponível em: https://www.iess.org.br/cms/rep/NAB48_FINAL.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ARAÚJO, M. Z. L. de. A visão sistêmica da saúde suplementar e a informação com qualidade:: fatores importantes para a garantia da assistência à saúde dos consumidores de planos no Brasil. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 306–311, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57806. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA III: Informação em Saúde e Sociedade