Regulação 2.0: uma proposta de nova solução telemática para os processos regulatórios no estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57539

Palavras-chave:

Gestão em saúde, Regulação, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O processo de regulação dos serviços de saúde é altamente dinâmico, e por essa razão, as listas de espera podem ser alteradas a qualquer momento, conforme protocolos clínicos e critérios de elegibilidade. Esta dinâmica torna necessária maior transparência por parte dos gestores, para uma resposta aos usuários que aguardam atendimento, internação ou transferência, considerando que os usuários não detêm conhecimento destes critérios técnicos de priorização, e que esta falta de entendimento pode ocasionar transtornos diversos, como denúncias na mídia e judicialização do acesso. Da mesma forma, uma vez que os gestores só têm acesso às listas mediante solicitação à Central de Regulação, o acesso direto e em tempo real a estas informações permite fortalecer a capacidade de gestão da rede própria e contratualizada, à medida que será possível monitorar a espera nas unidades de referência e contrarreferência, dinamizando o processo regulatório e contribuindo para um menor congestionamento nos principais centros. Esta pesquisa resulta de um estudo empírico-exploratório, com base em revisão da literatura e intervenção organizacional, com o intuito de apresentar uma solução telemática para mediar processos regulatórios nos serviços de saúde no Estado da Bahia. Colabora com os estudos informacionais, identificando a fase atual do processo de institucionalização do uso da ferramenta, como instrumento de acesso à informação sobre os serviços de saúde regulados a gestores e usuários. O texto remete à reflexão de como os sistemas informativos favorecem os processos organizacionais. Os resultados encontrados indicam que a introdução de um novo veículo de comunicação é capaz de promover ganhos para a organização e para os usuários, dinamizando a eficiência no fluxo de atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Coutinho Mello, Universidade Federal da Bahia

Docente da Escola de Administração da UFBA, Departamento de Administração. Doutor em Difusão do
Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação ambos pela UFBA.

Fábio Campos Aguiar, Universidade Salvador

Docente dos cursos de Comunicação Social e Administração da Universidade Salvador (UNIFACS). Doutor e Mestre em Administração pela UFBA. Membro do Grupo Observa Políticas Públicas (UFBA) e Rede de
Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar - Rede InovarH/BA/UFBA.

Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes, Universidade Federal da Bahia

Docente da UFBA. Pós-Doutora em Direito Internacional da Saúde pela Faculdade de Direito e Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Nice Sophia Antípolis (França). Doutora em Administração (UFBA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observa Políticas Públicas (UFBA).

Emerson Gomes Garcia, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração e Mestre em Enfermagem, ambos pela UFBA. Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Joseane Mota Bonfim, Ministério da Educação do Brasil

Gestora e assessora administrativa na gestão pública e no Apoio Institucional do Ministério da Educação do Programa Mais Médico para o Brasil. Graduada em Enfermagem e Mestra em Saúde Comunitária, ambos pela UFBA.

Paula Caroline Gonçalves Herrera, Fundação Estatal Saúde da Família

Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Referências

AGUIAR, F. C. Comunicação Organizacional e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em hospitais: o estudo do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) da Rede InovarH/BA. Dissertação (Mestrado em Administração). Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA). Salvador, 2012. 162f.

AGUIAR, F. C., MENDES, V. L. P. S. Saúde 2.0: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e regulação paralela de leitos de UTI na Era da Interação. In: XVI Congresso LatinoIberoamericano de Gestão da Tecnologia, 2015, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ALTEC / NITEC / UFRGS, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5 ed. São Paulo: Edições 70, 2014.

BISPO-JUNIOR, JOSÉ P.; GESTEIRA, IVANA A. L. A ciência da informação e o controle social na área de saúde. Salvador, Bahia, 2004. Anais... Salvador: In: V CINFORM, 2004. Disponível em: http://www.cinformanteriores.ufba.br/v_anais/artigos/josebispojunior.html. Acessado em 08 nov. 2018.

BRASIL. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Brasília, D F: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PoliticaInformacaoSaude .pdf. Acesso em: 06 ago. 2018.

CEPIK, M. A.C; CANABARRO, D. R.; POSSAMAI A.J. Do novo gerencialismo público à era da governança digital. Governança de TI: transformando a administração pública no Brasil. Porto Alegre: WS, 2010. p. 11- 35.

COOK, M. Mobile Technology in the Public Sector: Its more than just the laptop. Disponível em: https://www.ctg.albany.edu/publications/issuebriefs/mobile_technology. Acesso em 09 abr 2018.

JBILOU, J.; LANDRY, R.; AMARA, N.; EL ADLOUNI, S. Combining Communication Technology Utilization and Organizational Innovation: Evidence from Canadian Healthcare Decision Makers. Journal of Medical Systems, v. 33, n. 4, p. 275-286, 2009.

MENDES, V. L. P. S.; AGUIAR, F. C. Gestão da Inovação em Serviços de Saúde na Era Digital. In: XVII Congresso LatinoIberoamericano de Gestão da Tecnologia, 2017, Cidade do México. Anais.... México, DF: ALTEC, 2017.

WIENER, J. B. The regulation of technology, and the technology of regulation. Technology in Society. v. 26, p. 483-500, 2004.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

MELLO, R. C.; AGUIAR, F. C.; MENDES, V. L. P. S.; GARCIA, E. G.; BONFIM, J. M.; HERRERA, P. C. G. Regulação 2.0: uma proposta de nova solução telemática para os processos regulatórios no estado da Bahia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 69–74, 2023. DOI: 10.9771/rfd.v2i0.57539. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57539. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)