Regulação 2.0: uma proposta de nova solução telemática para os processos regulatórios no estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57539Palavras-chave:
Gestão em saúde, Regulação, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
O processo de regulação dos serviços de saúde é altamente dinâmico, e por essa razão, as listas de espera podem ser alteradas a qualquer momento, conforme protocolos clínicos e critérios de elegibilidade. Esta dinâmica torna necessária maior transparência por parte dos gestores, para uma resposta aos usuários que aguardam atendimento, internação ou transferência, considerando que os usuários não detêm conhecimento destes critérios técnicos de priorização, e que esta falta de entendimento pode ocasionar transtornos diversos, como denúncias na mídia e judicialização do acesso. Da mesma forma, uma vez que os gestores só têm acesso às listas mediante solicitação à Central de Regulação, o acesso direto e em tempo real a estas informações permite fortalecer a capacidade de gestão da rede própria e contratualizada, à medida que será possível monitorar a espera nas unidades de referência e contrarreferência, dinamizando o processo regulatório e contribuindo para um menor congestionamento nos principais centros. Esta pesquisa resulta de um estudo empírico-exploratório, com base em revisão da literatura e intervenção organizacional, com o intuito de apresentar uma solução telemática para mediar processos regulatórios nos serviços de saúde no Estado da Bahia. Colabora com os estudos informacionais, identificando a fase atual do processo de institucionalização do uso da ferramenta, como instrumento de acesso à informação sobre os serviços de saúde regulados a gestores e usuários. O texto remete à reflexão de como os sistemas informativos favorecem os processos organizacionais. Os resultados encontrados indicam que a introdução de um novo veículo de comunicação é capaz de promover ganhos para a organização e para os usuários, dinamizando a eficiência no fluxo de atendimento.
Downloads
Referências
AGUIAR, F. C. Comunicação Organizacional e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em hospitais: o estudo do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) da Rede InovarH/BA. Dissertação (Mestrado em Administração). Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA). Salvador, 2012. 162f.
AGUIAR, F. C., MENDES, V. L. P. S. Saúde 2.0: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e regulação paralela de leitos de UTI na Era da Interação. In: XVI Congresso LatinoIberoamericano de Gestão da Tecnologia, 2015, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ALTEC / NITEC / UFRGS, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5 ed. São Paulo: Edições 70, 2014.
BISPO-JUNIOR, JOSÉ P.; GESTEIRA, IVANA A. L. A ciência da informação e o controle social na área de saúde. Salvador, Bahia, 2004. Anais... Salvador: In: V CINFORM, 2004. Disponível em: http://www.cinformanteriores.ufba.br/v_anais/artigos/josebispojunior.html. Acessado em 08 nov. 2018.
BRASIL. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Brasília, D F: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PoliticaInformacaoSaude .pdf. Acesso em: 06 ago. 2018.
CEPIK, M. A.C; CANABARRO, D. R.; POSSAMAI A.J. Do novo gerencialismo público à era da governança digital. Governança de TI: transformando a administração pública no Brasil. Porto Alegre: WS, 2010. p. 11- 35.
COOK, M. Mobile Technology in the Public Sector: Its more than just the laptop. Disponível em: https://www.ctg.albany.edu/publications/issuebriefs/mobile_technology. Acesso em 09 abr 2018.
JBILOU, J.; LANDRY, R.; AMARA, N.; EL ADLOUNI, S. Combining Communication Technology Utilization and Organizational Innovation: Evidence from Canadian Healthcare Decision Makers. Journal of Medical Systems, v. 33, n. 4, p. 275-286, 2009.
MENDES, V. L. P. S.; AGUIAR, F. C. Gestão da Inovação em Serviços de Saúde na Era Digital. In: XVII Congresso LatinoIberoamericano de Gestão da Tecnologia, 2017, Cidade do México. Anais.... México, DF: ALTEC, 2017.
WIENER, J. B. The regulation of technology, and the technology of regulation. Technology in Society. v. 26, p. 483-500, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.