EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIOS NEGROS: MADUREIRA - RJ
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Patrimônios Negros, MadureiraResumo
A partir das relações socioespaciais o presente artigo busca discutir os patrimônios culturais afro-brasileiros presentes no bairro de Madureira como ferramenta de resistência e valorização da identidade negra presente no território. A análise parte da contribuição histórica, da memória, das relações culturais, patrimônios, arquitetura e a identidade negra existente no bairro. O território está localizado no subúrbio do Rio de Janeiro e compreende de um relevante espaço propagador da cultura negra, entretanto, ainda atualmente são invisibilizados e carecem da falta de investimentos e gestão capazes da manutenção do território. Tendo como concepção a educação patrimonial a partir da afrodescendência, o estudo se propõem a refletir ações que sejam capazes de serem realizadas que mitiguem a transgredir de forma a valorizar tais patrimônios culturais. Sendo utilizado o mapa de bens culturais como ferramenta capaz de identificar e especializar tais referências no território, compreendo que o primeiro passo de tais ações é o reconhecimento dos patrimônios, seus detentores e os diferentes sujeitos que corroboram pra resistência e a preservação de um bairro culturalmente negro.
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