A ESPACIALIDADE NEGRA DA EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE ROSALINA, FORTALEZA-CE

Autores

  • TIAGO SOUZA DE JESUS
  • HENRIQUE CUNHA-JUNIOR

Palavras-chave:

Educação; Afrodescendência; Coletividade; Comunidade; Bairros negros.

Resumo

Este trabalho refere-se a um trecho de uma dissertação defendida em 2023 que enveredou pela investigação no campo da autobiografia, do patrimônio cultural negra, da forma negra urbana e da educação na Comunidade Rosalina, um bairro negro da cidade de Fortaleza. O objetivo aqui é abordar a espacialidade negra da educação na Rosalina, sua forma e conteúdo no dia a dia da população negra que mora no bairro. Foi utilizado a metodologia afrodescendente de pesquisa, os percursos urbanos, as memórias e (auto)biografia negras como estratégia de traduzir o cotidiano específico da Comunidade. Observa-se que a consciência do entorno, do local onde vive é uma dimensão da educação observada. A solidariedade e as formas associativas por meio de redes e família extensiva constituem-se como outro aspecto importante presente no cotidiano educativo da Comunidade Rosalina, de forma que explica o contexto histórico da sua própria existência que se relaciona com os seus antepassados. As formas educativas da comunidade Rosalina evoca vivências e memória-histórico-ancestral.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

JESUS, T. S. D., & CUNHA-JUNIOR, H. (2024). A ESPACIALIDADE NEGRA DA EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE ROSALINA, FORTALEZA-CE. Salvador E Suas Cores, (7). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ssc/article/view/64261