“A VOZ DO GUETO E A VOZ DO MANGUE” PAGODÃO BAIANO E O MANGUEBEAT: MUSICALIDADE PELO DIREITO ÀS CIDADES.

Autores

  • BÁRBARA MARIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Pagodão, Manguebeat, estigmatização, cidade, manifestação

Resumo

O artigo faz um apanhado de diversos assuntos levantados em análise de letras de músicas do Pagodão Baiano e do Manguebeat, como manifestações culturais importantes pelo caráter de denúncia bastante trabalhado em ambas. Apresentando, em seguida, um entrelaçamento de temáticas que transpassam essas duas vertentes, compreendendo essa leitura envolve, principalmente, questões raciais e de desigualdades rebatidas na configuração socioespacial das duas cidades com bases escravocratas em pauta, Salvador e Recife, respectivamente. Foi necessário montar um breve histórico que conecta essas duas vertentes as suas principais matrizes culturais afro-brasileiras, como o maracatu e o samba. Os argumentos seguiram reforçados por escritos de outros autores negros decoloniais e uma varredura por matérias jornalísticas disponíveis online que enriqueceram a pesquisa com mais informações sobre os assuntos explorados.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, B. M. C. D. (2024). “A VOZ DO GUETO E A VOZ DO MANGUE” PAGODÃO BAIANO E O MANGUEBEAT: MUSICALIDADE PELO DIREITO ÀS CIDADES. Salvador E Suas Cores, (3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ssc/article/view/63894